Secretário de Infraestrutura Urbana Roberto Garibe apresenta ao Conselho da Cidade o Balanço Geral de Situação dos Investimentos em São Paulo

O Conselho da Cidade esteve reunido nesta segunda-feira (14). Órgão de caráter consultivo, composto por mais de cem representantes dos diversos setores da sociedade - como movimentos sociais, acadêmicos, empresários, estudantes, artistas, cientistas, pesquisadores etc – o Conselho da Cidade foi criado em 2013 para ser um canal de comunicação da sociedade com a Administração Municipal. Sua função é ser o elo entre cidadão e governo no debate público, na formulação de políticas, indicações normativas e ações governamentais.

Como reflexo da complexidade da vida na metrópole, pode-se dizer que houve uma profusão de questões levadas a público.

Em sua exposição, Roberto Garibe fez um balanço dos investimentos na infraestrutura urbana da capital. Advertiu os presentes: “Peço a todos vocês um pouquinho de paciência, pois são muitas as áreas sobre as quais falaremos, e há muito que explicar”, comentou.

“Há um esforço programático para trazer a cidade de São Paulo para uma situação digna de sua importância, para dar a ela um padrão de investimento compatível. Por exemplo, São Paulo tem a metade do investimento que recebe o Rio de Janeiro. Com muito esforço, esta gestão resolveu o problema fiscal, o problema dos precatórios, o endividamento, e hoje podemos obter financiamentos e alavancar os investimentos na cidade”, esclareceu Garibe.

O Secretário discorreu sobre os investimentos nas áreas da Saúde, com os investimentos em hospitais, os novos hospitais de Parelheiros e Brasilândia, cujas etapas e rapidez na construção, dadas pelo ininterrupto fluxo de recursos, foram mostradas numa sequência de fotos. “Nós conseguimos colocar na rua um dos maiores planos de investimentos que a cidade já recebeu”, pontuou, ao falar dos investimentos em Mobilidade Urbana, por meio dos corredores exclusivos de ônibus, cujas obras que estão em curso, contratadas e em licitação somarão nada menos que 166 quilômetros vias.

Roberto Garibe expôs também as obras que ocorrem no âmbito das Operações Urbanas Água Branca (grandes obras de drenagem dos córregos Água Preta e Sumaré), da Operação Faria Lima (requalificação da Av. Santo Amaro no trecho entre Av. Juscelino Kubitscheck e Av. dos Bandeirantes), da Operação Urbana Água Espraiada (prolongamento da Av. Chucri Zaidan, a construção das novas pontes Laguna e Itapaiúna, a construção dos prédios de HIS) e os investimentos em mobilidade para a zona sul.

“Em breve será possível ir do extremo sul à zona norte, pois existe um planejamento voltado para interligação da cidade. Nós vamos ligar o extremo leste à zona sul, sem passar pelo centro da cidade”, anunciou o secretário. E mostrou que 85% de todo Plano de Investimento da SIURB se compõem de obras concluídas, empreendimentos em obras, projetos já contratados ou ainda em licitação.

Já na área de Turismo, 100% dos recursos, R$ 300 milhões, foram investidos. Em mobilidade urbana, prioridade do Governo Municipal, já foram investidos R$ 3,9 bi; em drenagem, R$ 4,8 bi; em operações urbanas, 2,5 bi; e em equipamentos sociais e edificações, nada menos que R$ 2,4 bilhões. Os recursos investidos perfazem R$ 13,9 bilhões, de um total de R$ 16,4 bilhões.

E a maior novidade e meta alcançada: sob o ângulo da eficiência administrativa, comparado com a gestão anterior, o tempo de processo licitatório foi reduzido à metade, e o desconto médio obtido aumentou mais de dez vezes.

Por trás desse conjunto de obras pode-se ler o esforço do Poder Público para dar uma resposta às necessidades e demandas da população. Foram obtidas 30 aprovações para licitação na Caixa Econômica Federal e outras 30 licenças ambientais de instalação, além de estar em tramitação mais de cinco mil ações expropriatórias. E os investimentos em Mobilidade Urbana colocaram na rua 166 quilômetros de corredores exclusivos que estão com obras em curso, contratadas e em licitação.

Garibe traçou um cenário compatível com a importância que a Secretaria de Infraestrutura Urbana tem para a cidade e para o Governo Municipal.

A construção dos CEUs, as estratégias de uso em benefício da Educação, as 48 obras entregues pelo Programa de Redução de Alagamentos – PRA, as obras na área de Turismo (Autódromo de Interlagos e Fábrica do Samba), entre tantas outras.

O Prefeito Fernando Haddad, presente à reunião, chamou atenção para o Projeto de Intervenção Urbana – PIU. “Como todos sabem, o maior problema de São Paulo é o acesso à terra, um problema que cria muitos outros e torna a melhora da cidade uma tarefa muito mais difícil. O PIU, no âmbito do Plano Diretor, vai promover transformações estruturais. A Prefeitura retoma o protagonismo nessa ação dar mais equidade a esta questão da terra. Trata-se de um instrumento valioso de gestão urbana”, disse.

Fechando a reunião, o conselheiro e ex-ministro, professor Luís Carlos Bresser Pereira, declarou sua admiração por ver tantas obras em andamento na cidade ao mesmo tempo, em tantos programas, realizações e investimentos para São Paulo. Confessou-se surpreso e impressionado, pois a atual gestão está fazendo um esforço enorme par pôr em prática um programa com tal volume de investimentos.

“Num momento em que o país atravessa uma das maiores crises econômicas, é surpreendente e bem vindo esse investimento e o esforço do governo municipal em colocar todo esse planejamento em obras na rua”. A fala do conselheiro foi registrada em ata e aprovada por todo Conselho da Cidade.

“Nós conseguimos colocar na rua um dos maiores planos de investimentos que a cidade já recebeu”, comemorou o Secretário Roberto Garibe, levando os conselheiros presentes a reconhecerem o grande esforço desta Secretaria e o envolvimento do Executivo para que tais ações acontecessem.

Clique aqui para acessar a apresentação feita pelo secretário de Infraestrutura Urbana. 

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 15/12/2015