SPObras obtém autorização para obras sob os trilhos da CPTM na nova galeria do Córrego Sumaré

Novos reforços e sinalizações serão implantados para garantir a segurança de passageiros e operários

A SPObras já tem todas as autorizações necessárias para que seja iniciado o reforço dos trilhos da CTPM na galeria do Córrego Sumaré, oferecendo total segurança durante a escavação dos túneis que passam sob as linhas de trem. Os trabalhos devem começar no dia 25 deste mês, com a execução dos furos direcionais que vão desde o poço da Rua Auro Soares de Moura Andrade até a Rua Gustav Willi Borghof, do outro lado da linha férrea.

Perfuratriz utilizada nas enfilagens

 

Paralelo a estas perfurações serão executados quatro reforços por trilho, ou seja, mais quatro trilhos que garantirão a segurança dos usuários caso haja qualquer movimentação durante as escavações. Será executada ainda a implantação de sinalização cautelar para que os trens diminuam a velocidade neste trecho.

Perfis metálicos

 

No final da galeria do Córrego Sumaré, sob o Viaduto Pompéia, no trecho onde as galeria fazem uma curva para seguirem paralelas até o desemboque no rio Tietê, 21 perfis metálicos foram cravados no solo. Com isso teve início o processo de enfilagens para a escavação do túnel sifão, um rebaixamento do túnel que passará sob a antiga galeria. Serão 21 pontos para reforço horizontal, cada um com sete metros de comprimento, e mais seis pontos em cada lateral formando um “U” invertido. As enfilagens nas paredes laterais garantirão a sustentação da galeria existente além de conter possíveis avanços de terra.

Sistema de microdrenagem na Avenida Pompéia

 

Na Avenida Pompéia continua a execução de mais dois sistemas coletores que receberão água das novas grelhas e direcionarão o fluxo para a galeria do Córrego Água Preta, no poço localizado na Praça Raízes da Pompéia.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 27/01/2016