Prefeitura inaugura corredor Inajar de Souza

O Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, juntamente com o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, inaugurou na quarta-feira, 3 de fevereiro, o corredor de ônibus Inajar de Souza, em uma manhã de sol e festa da comunidade local, que esperava ansiosamente o término da nova obra. Acompanhado pelos secretários de Infraestrutura Urbana e Obras, de Comunicação, de Transportes e pela vice-prefeita, Haddad percorreu, de ônibus, o corredor desde a Praça Miguel Alferes, na Freguesia do Ó, até o Largo do Paissandu.

 

Integrantes da Escola de Samba Pérola Negra fizeram questão de estar presentes no ato, homenageando o Prefeito.

 

O corredor Inajar de Souza, que beneficia diariamente 201 mil pessoas em 30 linhas de ônibus, tem extensão de 14,6 km, ligando o Terminal Cachoeirinha, na zona Norte, à região central da cidade, na Praça do Correio. A obra também contemplou uma ciclovia e uma pista de caminhada de três quilômetros de extensão. “Refizemos a ciclovia e a pista de caminhada a pedido da comunidade local, porque são “equipamentos”, se assim podemos chama-los, muito importantes para quem mora aqui. Infelizmente, não conseguimos colocar ciclovia e pista de cooper nos catorze quilômetros de extensão do corredor porque simplesmente não havia espaço para isso; não esquecendo que a obra é uma requalificação, ou seja, melhoramos o que já existia e criamos alguns espaços na medida do possível. Mas a CET está trabalhando no sentido de integrar a malha cicloviária a todo corredor Inajar”, explicou o Secretário Roberto Garibe. “Esse corredor vai facilitar muito a vida de quem mora e transita por essa região. Nossos testes já apontaram que o tempo de percurso entre uma ponta e outra do corredor ficará entre 20 e 25 minutos, no máximo. Os carros também ganham em tempo de mobilidade porque não terão de dividir a pista com os ônibus e suas paradas, assim o trânsito em geral terá maior fluidez”, destacou Garibe.

 

A vice-prefeita e os secretários de Infraestrutura Urbana e Transportes aguardaram a chega do Prefeito em uma das novas paradas de ônibus do corredor

O Prefeito Fernando Haddad também ficou impressionado com o corredor Inajar. “Nós já entregamos cerca de 40 quilômetros de corredores e 490 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus. A cidade hoje está tirando o ônibus do congestionamento. O ganho de velocidade e fluidez no trânsito que as pessoas terão com esse corredor é muito bom", comemorou o Prefeito.

 

Prefeito Fernando Haddad recebe explicações sobre o funcionamento e caracteristicas do corredor de ônibus

As avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Gianotti, Ordem e Progresso, Rudge, Rio Branco, o Largo do Paissandu e o Terminal Praça dos Correios também fazem parte do corredor Inajar e passaram por obras de melhorias. “Além da questão da melhora na mobilidade, conseguimos fazer uma revitalização do espaço público. Ao longo de três quilômetros, refizemos a ciclovia, a pista de cooper, criando assim um espaço de lazer e convivência para o bairro. O paisagismo oferece um visual mais agradável para quem passa na Avenida Inajar de Souza, assim como os shafts que são respiradores de rio, que foram cobertos e poderão ser utilizados para instalação de equipamentos de ginástica, por exemplo”, lembrou o Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras.

 

O Prefeito e o secretário de Infraestrutura Urbana percorreram de ônibus todo o trajeto do corredor até o centro da Cidade

 

Até o fim do ano, a Prefeitura de São Paulo terá inaugurado mais três corredores de ônibus: M´Boi Mirim, binário Santo Amaro, Berrini e ainda entregará as pontes laguna e Itapaiúna – sobre o rio Pinheiros – e terá iniciado as obras do corredor Chucri Zaidan.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP - 11/02/2016