Começam as obras de microdrenagem da galeria do Córrego Sumaré

 Já começaram a sobras de microdrenagem da Galeria Sumaré. São quatro novas galerias construídas na Avenida Sumaré, duas no sentido bairro e duas no sentido centro. Está em execução a escavação das valas que abrigarão as novas estruturas. As atividades são realizadas a noite, quando o movimento é menor na região. Durante o dia o perímetro das escavações fica coberto por chapas de aço, para não prejudicar o trânsito. As quatro novas galerias têm a função de direcionar o a água das chuvas para a galeria do Córrego Sumaré.


Microdrenagem da galeria do Córrego Sumaré
 

O túnel entre os dois poços que estão nas extremidades da Rua Padre Antônio Tomás já foi finalizado, com a segunda camada de concreto projetado, e esta semana também somará mais um trecho liberado. "Estamos finalizando a etapa com o preenchimento de 40 ponteiras instaladas no solo do túnel, com nata de cimento", explicou o engenheiro responsável pela obra, Chen Cheng Tung, da SPObras. Cada ponteira tem cerca de dois metros de profundidade e a injeção da nata de cimento impedirá a entrada de água do lençol freático para o túnel. Assim que o túnel for liberado será executada a laje intermediária para o fechamento do poço, desativação do canteiro e liberação do tráfego no cruzamento da Rua Padre Antônio Tomás com Avenida Antártica.

No trecho de galerias entre o poço da Rua Auro Soares de Moura Andrade, e a Rua Gustav Willi Borghoff, onde o túnel passa sob os trilhos da CPTM, a escavação em tunel linner já foi concluída e agora a equipe começou as atividades de alargamento do diâmetro do túnel que passará de dois metros para 3,60 metros. O trecho tem ao todo 88 metros de comprimento, quatro metros já estão executados. De acordo com Chen, a equipe de trabalho está executa dois metros de alargamento do túnel por dia.


Atividades próximas à Praça Conde Francisco Matarazzo Junior
 

O trecho próximo ao terreno da Tecnisa, na Praça José Vieira de Carvalho Mesquita, está em fase final a readequação do pavimento entre as avenidas Nicolas Bôer e Marquês de São Vicente. Já foi executada a sub-base com rachão e “bgs” (brita graduada simples), em seguida será aplicado o “binder”, uma camada intermediária antes do pavimento, e por fim a capa asfáltica.

No enlace das galerias, sob o Viaduto Pompéia, está em execução o encaixe do túnel com as aduelas. Nos próximos quinze dias o processo estará finalizado.


Tunel sob Avenida Antártica
 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 05/05/2016