Prolongamento da Avenida Chucri Zaidan é tema de reunião na Câmara Municipal

A Câmara Municipal realizou no último dia 31, a segunda reunião ordinária da Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente. No encontro, presidido pelo vereador Gilberto Natalini, foram abordadas as obras de prolongamento da Avenida Chucri Zaidan e a reinvindicação da comunidade local pela implantação de um parque em um terreno da subprefeitura de Santo Amaro na Avenida Professor Alceu Maynard de Araújo. As intervenções estão inseridas no perímetro da Operação Urbana Água Espraiada.

 

Reunião foi coordenada pelo vereador Gilberto Natalini, membro da Comissão do Meio Ambiente

 Os vereadores David Soares, Jair Tatto, Mario Covas Neto, Jonas Camisa Nova e Eliseu Gabriel também participaram da reunião. O engenheiro Omar Ayub, de SPObras, e a arquiteta Maria Helena, da assessoria de Gestão Ambiental de SIURB, puderam explicar as obras da região e também aspectos do Termo de Compromisso Ambiental firmado junto à Secretaria do Verde e Meio Ambiente. O subprefeito de Santo Amaro Laércio Ribeiro também participou do encontro.

As obras de prolongamento da Avenida Chucri Zaidan começaram no final de 2015 com as demolições dos imóveis desapropriados. A Prefeitura já tem a imissão na posse de 221 imóveis.

No centro da foto, Omar Ayub, engenheiro de SPObras, explica alguns aspectos da obra

A Avenida Chucri Zaidan será prolongada e alargada desde o Shopping Morumbi, na altura da Rua João Doria até a Avenida João Dias, num total de 3.250 metros. A nova Chucri Zaidan contará com duas pistas, uma em cada sentido, e cada posta terá quatro faixas de rolamento, Nas duas faixas da esquerda será implantado um corredor de ônibus de 2,8 quilômetros.

Facilitando ainda mais o trânsito na região, a nova avenida contará também com um túnel de 880 metros de extensão. A estrutura ligará a Rua da Paz e a Rua Luiz Seraphico Júnior. Seguindo as novas diretrizes de mobilidade urbana da Prefeitura de São Paulo, toda extensão da Chucri Zaidan terá ciclovia.
 

Laércio RIbeiro, subprefeito de Santo Amaro, e Maria Helena, arquiteta de SIURB, falam sobre as áreas verdes na região da Vila Cruzeiro

Omar Ayub explicou que a princípio esta é uma obra essencialmente viária e que vai ao encontro de outras intervenções da Prefeitura já concluídas na região, como o novo corredor de ônibus da Avenida Berrini e a recém-inaugurada Ponte Laguna.

A obra está com três frentes de trabalho, são elas: entre a Rua Laguna e a Av. João Dias; Rua da Paz e a Rua Prof. Alceu Maynard de Araujo; entre a Rua Américo Brasiliense e o Shopping Morumbi. Está em andamento a demolição dos imóveis já desapropriados, abertura das “caixas”, estrutura onde será implantado os novos pavimentos rígido e flexível, alargamento de vias, remanejamento de interferências como redes de esgoto e cabeamentos, preparação para começar a construção das paredes de diafragma do túnel e início da escavação do poço de ventilação.

O valor do prolongamento da avenida, junto com a Ponte Laguna (entregue em maio de 2016) é de R$ 404.712.067,60. A obra é inteiramente financiada com recursos da Operação Urbana Água Espraiada.

Demanda da comunidade local
Durante a reunião, Wiliam Polidorio, presidente do Movimento Nosso Parque, trouxe a reinvindicação da comunidade da Vila Cruzeiro pela construção de um novo parque nas proximidades da Avenida Professor Alceu Maynard de Araújo.

O Movimento quer que o parque seja implantado no terreno localizado no cruzamento da Rua Luiz Seraphico Junior com Av. Professor Alceu Maynard de Araújo, que possui 14 mil metros quadrados e hoje é utilizado pela Subprefeitura de Santo Amaro como depósito de carros abandonados e de asfalto.

A arquiteta Maria Helena mostrou que ao final das obras a região terá cerca de 10 mil metros quadrados de áreas remanescentes que serão convertidas em áreas verdes. Será discutido junto à secretaria do Verde e Meio Ambiente, Subprefeitura, SPObras e comunidade da Vila Cruzeiro, a implantação deste novo parque.

A comunidade local compareceu a reunião e pode se manifestar a favor da criação do novo parque

 Clique aqui e confira a apresentação utilizada na reunião.

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 14/06/2016