Após passar por recuperação, Viaduto Santo Amaro será mais alto e terá pistas mais largas

A secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras está trabalhando na recuperação estrutural do viaduto Santo Amaro, sobre a Avenida dos Bandeirantes, desde o dia 25 de fevereiro. Na madrugada do dia 13 de fevereiro dois caminhões se chocaram sob o viaduto, o acidente gerou um incêndio, a temperatura no local chegou aos 1.000 °C. Até o resultado das perícias, por questão de segurança, o viaduto precisou ficar totalmente interditado por 12 dias.

Por conta da alta temperatura, que poderia ter afetado a integridade do concreto e do aço utilizado na estrutura do viaduto, a Prefeitura cogitou a possibilidade de demolição. Após a realização de três laudos técnicos (realizados por duas empresas - Concremat e Falcão Bauer- e um professor da USP), concluiu-se que seria possível realizar a reforma do viaduto, sem a necessidade de sua demolição.
 

 

Pista liberada para o tráfego

As obras incluem troca de todo o pavimento asfáltico, instalação de novo sistema de iluminação, muretas New Jersey nas laterais e passeio. Após a conclusão dos trabalhos, o viaduto terá três faixas em cada sentido, sendo duas para carros e uma para o corredor de ônibus Santo Amaro. A estrutura será alteada em 1,20 metro, passando de 4,4 metros de altura para 5,6 metros, facilitando o trânsito de caminhões na Avenida dos Bandeirantes. As obras de alteamento estão programadas para começar nesta terça-feira, 12/07. Essa operação deve se estender por 15 dias.

A novidade desta reforma é que a pista do viaduto será alargada, ficando do mesmo tamanho da Avenida Santo Amaro, que em breve  será requalificada pela SPObras.
 

O alteamento é feito primeiro pelas cabeceiras do viaduto, a última etapa é o vão central da estrutura

No dia 06/07 foi liberada a pista que operava no sentido bairro do viaduto. Esse trecho já está com o reforço estrutural e alteamento concluído, novo pavimento, e agora recebe o fluxo de ônibus e táxis que estavam transitando pelo viaduto sentido centro.

Cada uma das faixas está funcionando em um sentido. A velocidade máxima sobre o Viaduto Santo Amaro é de 20 Km/h, garantindo assim a segurança dos operários e a integridade da estrutura. Agora, a pista que operava no sentido centro ficará fechada por 60 dias para passar por obras.
 

Detalhe da diferença de altura entre as pistas após alteamento

Fotos: Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras

 

Assessoria de Comunicação de SPObras
SP - 12/07/2016