ATA DE REUNIÃO- PLENÁRIA MENSAL

CMPD divulga Ata do mês de Abril

CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA-CMPD

ATA DE REUNIÃO- PLENÁRIA MENSAL

Local: Câmara Municipal Data: 06/04/2013
Reunião: Planária Mensal
Início: 14h: 00 min Término: 17h:00 min


Aos seis dias do mês de abril do ano de dois mil e treze, sábado, às quatorze horas reuniram se na Câmara Municipal , sito Viaduto Jacareí , número cem, Centro, os representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CMPD, juntamente com os participantes para assistirem e discutirem a plenária mensal, cujo tema é educação.

Inicia-se com a composição da mesa: Sandra dos Santos Reis, Silvana Drago, Maria Cristina Trigueiro, Carmem leite Ribeiro Bueno, Marianne Pinotti.

Palestra- “Educação Inclusiva, teoria e pratica”, as faculdades estão preparando os futuros professores para atenderem alunos com deficiência? AVE deve acompanhar um aluno com autismo? Silvana solicita que conste na ata que a câmara tenha salas acessíveis, será encaminhado oficio, as cadeiras da plenária são fixas, não permitindo que sejam descoladas do piso, para melhor posicionamento das pessoas com cadeiras de rodas.

Dra. “Mariannne Pinotti, pronuncia desejando boas vindas á todos e toma lugar a mesa, segue com a palestra:” Orientações á professores para Manejo de alunos com Transtornos do Espectro do Autismo em situação de inclusão escolar”- Maria Cristina Trigueiro Veloz Teixeira, como entrar em contato com a escola de Barueri e Mackenzie? Pode se ter uma Síndrome de Down acompanhada de autismo e a suspeita aparecer somente na adolescência? O autismo está ligado a uma síndrome ou é decorrência de uma síndrome? O protocolo de autismo do Estado de São Paulo, diz que o diagnostico autismo é possivél antes de trinta anos.

A consulta publica do ministério da saúde em que 70% do diferencial teórico mencionado neste documento está ultrapassado, sendo entre mais ou menos cinco anos, e atualmente diz a partir de três anos.

Mesa de Educação, formada por profissionais, Silvana Drago, Cláudio Alexandre Marcel da Ávila, Ana Carolina Rodrigues, Débora Vicente, Professora Eliana, houve demonstração dos trabalhos da diretora da Capela do Socorro questionamento de uma mãe, que tem uma filha que cursa o sétimo ano, e não consegue transferir para escola municipal como proceder se a aluna em questão não sabe ler a escrever e ainda a mãe atua como cuidadora? Qual a proposta da prefeitura para crianças com deficiências?, porque não irá integração entre as secretarias da educação e saúde, os profissionais como fonodiologa, psicologo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, não podem atender as crianças das EMEIs, já que os pais não tem tempo de levar seus filhos nos médicos?.
 
As crianças com TED do primeiro ano do ensino fundamental que estudam no sistema regular de ensino da prefeitura tem direito ao acompanhamento de vida escolar pedagógico? Com a nova gestão, como está o andamento do Projeto Inclui ? Como proceder se um aluno autista não tem professor especializado a qualquer tipo de material adaptável? .

Houve reivindicação da plenária, solicitando mais atendimento com AVEs , houve uma explanação de uma participante e mãe, informando que é importante também as mães estimularem seus próprios filhos.

Devido as reivindicações efusivas e insistentes de um pequeno grupo a plenária foi consultada se continuaria a não explanações.

Qual a formação escolar da AVEs ? no Grajaú tem núcleo multidisciplinar de avaliação? Como proceder e onde encaminhar os alunos onde irá o núcleo? Há AVEs em creches ? Foi aprovado pela plenária a Dora candidata conselheira e Maria do Vale Cruz com vinte dois votos.

Acontecerá uma reunião no dia 18/05/2013 ás 13h:30 minutos 8º andar, na câmara municipal dos vereadores para eleger.

Na hipótese de qualquer omissão ou erro depois de lavrada a Ata, far-se-á uma ressalva: “em tempo”. “Na linha...... onde se lê............leia-se....................”. Nada mais havendo a tratar a reunião é encerrada às 17h00 min e presente ata lavrada vai assinada por mim, presidente deste CMPD.


Na hipótese de qualquer omissão ou erro depois de lavrada a Ata, far-se-á uma ressalva: “em tempo”. “Na linha...... onde se lê............leia-se....................”. Nada mais havendo a tratar a reunião é encerrada às 16h00 min e presente ata lavrada vai assinada por mim, presidente deste CMPD.