Programação infantil da Virada Sustentável terá tradução em Libras

A SMPED disponibilizará intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para “Contação de Histórias e Cantorias”, com apresentações marcadas para domingo (09/06), às 11h e 14h no Parque da Juventude e às 11h e 15h no Parque Villa Lobos.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) terá papel importante em mais um evento cultural neste ano. Trata-se da Virada Sustentável, que em 2013 realiza sua terceira edição.

A SMPED disponibilizará intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para “Contação de Histórias e Cantorias”, com apresentações marcadas para domingo (09/06), às 11h e 14h no Parque da Juventude e às 11h e 15h no Parque Villa Lobos.

A Virada Sustentável acontece de 06 a 09 de junho com atrações musicais, teatrais, dança, exposições, etc.

O objetivo é difundir e ampliar informações sobre sustentabilidade ambiental e social, utilizando a arte e as atividades lúdicas como principais ferramentas de comunicação para inspirar pessoas a enxergarem um valor coletivo na sustentabilidade.

Funcionará, também, como um laboratório de práticas sustentáveis para estimular governo e empresas privadas a adotarem soluções em temas como mobilidade urbana e inclusão de pessoas com deficiência em todas as formas.

De acordo com dados do Censo do IBGE (2010), a cidade de São Paulo possui 2,7 milhões de pessoas com deficiência, sendo que aproximadamente 500 mil declararam possuir algum grau de deficiência auditiva.

Programação da Virada Sustentável com tradução em Libras:

- Parque da Juventude (área do pic nic), 11h00: Tricotando Palavras

Quem não adora tricotar umas palavrinhas? Por que história boa o grupo Tricotando Palavras não guarda, espalha! Os contadores de histórias iniciam a apresentação cantando e brincando. O público num momento é convidado a parar e contemplar a história de uma árvore que é muito generosa e de um menino que é tão fascinado por lixo, que tem o sonho de ser lixeiro.

- Parque da Juventude (área do pic nic), 14h00: Tião, o aventureiro contador de histórias

Tião, o aventureiro contador de histórias entrou pelo portal e chegou à pauliceia para contar histórias de suas andanças pelo mundo. Histórias sobre os muitos saberes que existem no mundo, coisas que não se aprendem na escola, mas com a própria vida; e narrativas sobre diferentes encontros consigo mesmo através do espelho, objeto cotidiano que abriga o simbolismo de reflexão – ordem psíquica da descoberta narcísica de si mesmo e porta para outros mundos infinitos.

- Parque Villa Lobos (área do pic nic), 11h00 e 15h00: Contação e Cantoria

Histórias do Mar são cantos sobre o mar, intercaladas com dinâmicas e canções de Dorival Caymmi. Na ocasião, será abordada a importância de se preservar o mar e seus habitantes de forma consciente e sustentável. Os ouvintes viajarão pelo mundo da história com uma artista que usa instrumentos musicais e acessórios para adequar a história ao ambiente.