CMPD REALIZA NOVO SEMINÁRIO DE TRANSPORTE

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD, realizou sábado, 08 de junho, o II Seminário de Transporte e Acessibilidade para discutir as urgentes melhorias demandadas a este segmento

 O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) realizou no último sábado (08/06) a segunda edição do Seminário de Transporte e Acessibilidade na Universidade Mackenzie em São Paulo.

A mesa de abertura foi composta por Sandra Reis - presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), Marianne Pinotti - secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Altair Bezerra - representando a Secretaria Municipal de Transporte e Ângelo Feder - representante da SPTRANS.

O Seminário teve como objetivo abordar questões relacionadas ao serviço de transporte para pessoas com deficiência. A SPTRANS apresentou algumas melhorias que estão sendo feitas para a diminuição dos problemas enfrentados pela população numa frota que transporta nove milhões de pessoas por dia.

“A maioria dos ônibus fabricados recentemente possuem piso baixo, que facilita a entrada de cadeirantes, espaço para cadeira de rodas, idoso, obeso e cão guia”, citou Feder .

Atualmente, 62% dos ônibus são acessíveis e até o final do ano que vem exige-se a integralidade da frota nacional, de acordo com o decreto 5.296/04.

A secretaria Marianne Pinotti reiterou que a prioridade de melhorias no transporte transcende as necessidades da pessoa com deficiência. “O transporte é uma política pública e é muito importante analisarmos a questão da mobilidade e das dificuldades que todos nós paulistanos enfrentamos no dia- a- dia”, ressaltou Marianne.

Dentre outras melhorias citadas, o sistema metroviário figura com quase 100% de acessibilidade e o Serviço de Atendimento Especial – Atende, que começou seus trabalhos no ano de 1996, alcançou a marca de 160 mil atendimentos até o último mês de maio. Por outro lado, necessita-se de uma cobrança maior pelo aumento da frota de táxis acessíveis.

Após inquirição da plateia e discussão de propostas, a presidente do CMPD Sandra Reis usou a palavra final para colocar em foco a importância das melhorias visando a Copa do Mundo de 2014.

“Sabemos que não estamos preparados para a Copa do Mundo do ano que vem; temos, portanto, que nos preocupar com o transporte público para quando chegar este grande evento estarmos preparados”, finalizou Sandra.