ACONTECEU: SEMINÁRIO SOBRE SÁUDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E PLENÁRIA DE JUNHO

Organizado pelo CMPD, o evento reuniu conselheiros e autoridades da saúde

No sábado, 07 de junho, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência realizou Seminário sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Plenária Mensal.

O evento, que ocorreu na sede do CRECI- Centro De Referência Da Cidadania Do Idoso, trouxe à comunidade palestra sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), apresentação dos conceitos da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e também sobre o desenvolvimento dessa política na Secretaria Municipal da Saúde.

O objetivo do Seminário era esclarecer as responsabilidades e direitos da Pessoa com Deficiência quanto aos atendimentos na Rede do SUS, demonstrar os avanços do projeto “Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência”, esclarecer as modificações na minuta do Decreto do serviço ATENDE, bem como apresentar o projeto que pretende atribuir força de lei ao serviço.

Ao decorrer da Plenária, que ocorreu após o Seminário, seguiu-se o cronograma de informes e divulgação da agenda do CMPD, além do comunicado de participação dos presentes na votação para pleitear novo espaço, no Parque no Ibirapuera, para as próximas reuniões, que ainda será definido.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti, à convite do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, participou do evento apresentando as ações do Plano São Paulo Mais Inclusiva na área de Saúde para pessoa com deficiência.

A secretária parabenizou a conselheira municipal de Saúde Gersonita Souza, pelo projeto que desenvolveu de fiscalização das Unidades Básicas de Saúde na capital paulista. “Quando se discute a rede de cuidados onde as Pessoas com Deficiência vivem, nós conseguimos adequar e avançar na implementação da rede. Por isso é tão importante análise de região por região”, disse a secretária.

Após o pronunciamento da secretária municipal, foi a vez do médico pediatra Gilson Carvalho, apresentado entusiasmadamente pelo presidente do CMPD Gilberto Frachetta, palestrar sobre a relação de importância da participação do cidadão e usuário do SUS para manter e melhorar o serviço, desde o atendimento à qualidade dos profissionais contratados.

“O Sistema Único de Saúde tem como objetivo identificar, atender e divulgar as demandas de atendimento dos usuários, e para que isso ocorra, a população precisa participar para a melhora deste serviço, pois o benefício voltará para ela mesma”, comentou o doutor Gilson.

Em seguida, Sandra Vieira, responsável pela área da Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal da Saúde, fez alusão aos avanços na implementação do projeto Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

“Muita coisa esta em andamento, mas algumas ações já foram implementadas”. Sandra Vieira também respondeu as questões dos presentes sobre o projeto que deve ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiências no SUS, além de desenvolver ações de prevenção e identificação precoce de deficiências nas diferentes fases da vida.

Plenária de Junho

O presidente do CMPD, Gilberto Frachetta, falou à plenária sobre a necessidade de atualizar e instituir o cadastro do Conselho municipal junto a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, sobre a primeira reunião para definir as abordagens no Encontro Paulistano da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá em Agosto deste ano.

Outra boa notícia que este mês, além do sorteio dos três apartamentos acessíveis, foi a aprovação de cinco pessoas com deficiência (três com baixa visão e duas físicas) no concurso para cargos na Guarda Civil Metropolitana.

Ao fim da Plenária, o conselheiro Carlos Alberto Moraes da Silva fez a leitura da minuta do serviço ATENDE, com esclarecimentos de Gilberto Frachetta, situando o que ainda está em pauta ou fora autorizado e modificado nos Grupos de Trabalho Entidades dos últimos meses.

Gilberto informou que a minuta do Regulamento do Atende será novamente apresentada em Plenária Mensal para que as pessoas possam, com mais tempo, manifestarem suas opiniões sobre o Regulamento.