CMPD participou da celebração dos 23° ano da Lei de Cotas

Presidente e conselheira representaram a organização em solenidade pública

Hoje foi comemorado o 23º aniversário da Lei de Cotas para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O evento aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Mario de Andrade”, organizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em São Paulo e diversas instituições públicas e privadas.

Participaram da mesa de cerimônia a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, o superintendente regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo, Luis Antonio Medeiros, a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo de São Paulo, Linamara Rizzo Battistella, o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gilberto Frachetta, o presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, Ronilson Aparecido da Silva, superintendente do INSS, Dulcina Aguiar e a juíza titular do Tribunal Regional do Trabalho e presidente da comissão de acessibilidade Riva Fainberg Rosenthal .

A secretária Marianne Pinotti ressaltou que “é fundamental para este momento não abrirmos mão desta lei, mas espero que no futuro não precisemos mais dela para termos a plena inclusão”.

O presidente do CMPD, Gilberto Frachetta falou sobre a importância da lei de cotas para a pessoa com deficiência:
“ Essa lei foi e é muito importante porque mostra para a sociedade que a pessoa com deficiência tem força e capacidade, tem potencial para desenvolver o trabalho em diversos postos e cargos, não menores que os exercidos pelas pessoas sem deficiência”.

Gilberto também salientou a história da regimentação da lei:
“É importante, hoje, aniversário da lei de cotas, relembrar para quem é novo nessa luta, de que não foi fácil conseguir as conquistas para as pessoas com deficiência no âmbito judicial e trabalhista. A luta pelo direito ao trabalho é muito mais antiga do que a própria lei de cotas.”

Presente também a conselheira de trabalho do CMPD, Marly dos Santos, foi entrevistada pela TV Câmara sobre as melhorias trabalhistas para a pessoa com deficiência a partir da Lei de Cotas.

A celebração contou ainda com apresentações artísticas de ONGs e da banda ‘Música do Silêncio’, formada por alunos surdos e ouvintes de escolas municipais de São Paulo. A comemoração foi encerrada em frente ao Teatro Municipal com a soltura de balões ecológicos.