Plenária de outubro teve foco nas prestações de contas

Na Câmara Municipal, reunião teve plenário cheio e discursos pontuais

A plenária mensal de Outubro que aconteceu no último sábado, 11, na Câmara Municipal de São Paulo, contou com a presença do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gilberto Frachetta, os conselheiros Marly dos Santos, Luciene Ferreira de Sousa, Fernando Batista Santana, Maria de Fátima,Manoel secretária municipal Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti , o secretário adjunto Tuca Munhoz e o chefe de gabinete Otacílio Fernandes Filho.

O evento teve como prioridade responder as demandas que o CMPD enviou para a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, uma delas, a solicitação por mais estagiários para atuar na sede do Conselho em diversas áreas e para essa demanda foi respondido pela secretária municipal, Marianne Pinotti, que quando houver edital de vagas de estágio para a Prefeitura, o CMPD será beneficiado.

A secretária salientou que a SMPED está buscando e visitando edifícios e andares que possam abrigar as instalações de uma nova sede para o CMPD no centro da cidade. Sobre a questão do uso de carros oficiais para transporte de conselheiros de suas residências até a sede do Conselho foi dito por Marianne Pinotti que a SMPED está aguardando resultado da consulta que solicitou à Sec. de Negócios Jurídicos e à Procuradoria do Município.

“Eu acredito muito no trabalho que a gente tá fazendo porque conseguimos sair da caixinha da acessibilidade. A pessoa com deficiência não pode ser vista apenas como uma rampa acessível”, disse Marianne Pinotti ao citar os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Depois das prestações de contas feitas pela secretária Marianne Pinotti, houve o momento em que os conselheiros presentes relataram os trabalhos que cada um tem desenvolvido e também justificaram suas ausências na sede do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Manuel, justificou ausência e questionou a secretária sobre a política de cotas para pessoas com deficiência em projetos de habitação popular; Carlos Jorge justificou a ausência na sede do Conselho devido a falta de transporte e guia intérprete para que ele se comunique.

O Presidente Gilberto Frachetta pontuou: “ O trabalho (do CMPD) poderia fluir bem melhor se houvesse diálogo junto à Secretaria, as reuniões agendadas deveriam ser cumpridas e assim as propostas e demandas seriam esclarecidas.” Gilberto disse também que a Secretária está encaminhando a elaboração da minuta de Decreto sobre o transporte dos conselheiros sem participação do Conselho.

Para essa solicitação, a secretária Marianne Pinotti estabeleceu que toda semana, categoricamente, será realizada reunião entre CMPD e SMPED. A primeira dessas, ainda em outubro. Em seguida, foi dada voz para os presentes e diversas sugestões e questionamentos foram feitos pela sociedade civil, uma delas, a intenção de que as plenárias sejam transmitidas pela TV, ao vivo, através do canal da Câmara.

Confira fotos dessa Plenária: Facebook