Secretária de Políticas para as Mulheres palestra na Plenária de Março

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Denise Motta Dau, falou sobre as ações para promoção dos direitos das mulheres e o combate à violência e discriminação.


Na véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência – CMPD/SP organizou a sua plenária mensal com a temática dedicada à data que celebra a luta pela igualdade de gênero. No sábado, dia 07, cerca de 100 pessoas lotaram o auditório 1º de Maio da Câmara Municipal para ouvir a palestra ministrada pela secretária municipal de Políticas para Mulheres, Denise Motta Dau. A plenária contou  com interpretação em Libras e guias-intérpretes para surdocegos. Esses recursos são disponibilizados em todas as plenárias pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida a pedido do CMPD/SP.

Como de costume, os trabalhos do dia foram abertos pelo presidente do CMPD/SP, Gilberto Frachetta, que passou os informes de agenda e em seguida anunciou a entrega de um botão de rosa a cada mulher presente. Na sequência, o secretário municipal adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tuca Munhoz, falou sobre as injustiças de gênero que ainda ocorrem e sobre a necessidade de se fortalecer os movimentos feministas na luta por uma sociedade mais justa. “As mulheres com deficiência são mais marginalizadas em decorrência da discriminação que sofrem. Precisamos de um olhar mais atento a esta questão e também às mulheres cuidadoras”, comentou Tuca Munhoz, que esteve representando a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

Na sequência, a secretária Denise Dau iniciou sua palestra agradecendo pelo convite de participar de um evento organizado por um órgão responsável pelo controle social das políticas municipais de inclusão da pessoa com deficiência. No início de sua fala, a secretária reforçou que o dia 8 de Março é um dia que surgiu da luta das mulheres pelos seus direitos. Na sequência, explicou o funcionamento da Secretaria e suas principais ações. “Estamos realizando plenárias deliberativas em 16 macrorregiões da cidade para fomentar discussões sobre as políticas públicas de gênero e eleger delegadas para os futuros Fóruns Regionais de Participação Popular para Mulheres. É fundamental que tenhamos mulheres com deficiência presentes nesse processo para apresentarem suas demandas e nos ajudarem a fiscalizar as ações”, disse Denise. As informações dos encontros estão disponíveis nos sites: https://mulherparticipa.wordpress.com/ e http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/direitos_humanos/mulheres/

Denise lembrou ainda dados de pesquisas que mostram que as mulheres com deficiência têm mais chances de sofrerem atos de violência, principalmente por sua vulnerabilidade, invisibilidade e dificuldade de pedir ajuda. “Temos um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) para pensarmos em ações transversais nas mais diversas áreas para acabar com a violência e garantir os direitos das mulheres com deficiência. Já promovemos com apoio da SMPED três rodas de conversa para debater as políticas nessa área e continuaremos a promover ações conjuntas”, comentou a secretária. Por fim, ela deixou o convite para que as mulheres participem da programação especial promovida pela Prefeitura de São Paulo em celebração ao mês do Dia Internacional da Mulher. Ao longo de março acontecerão debates, encontros e diálogos, exibição de filmes, passeio ciclístico e apresentações culturais realizados nas cinco regiões da cidade. Na quarta-feira, dia 11, às 14h, haverá inclusive na Praça do Patriarca uma oficina em parceria com a SMPED com o tema: “Cidades Invisíveis – Mulheres em Movimento”. Ao final da palestra, a secretária Denise respondeu perguntas dos participantes.

Para ficar por dentro da programação completa, clique aqui

 

FOTOS

Para ver as fotos da Plenária, clique aqui