Central de Libras facilita o acesso de pessoas com deficiência auditiva a Serviços Públicos

Sistema inédito no país que coloca a tecnologia a serviço da comunidade surda foi lançado na Semana Internacional da Pessoa com Deficiência.

Desde o dia 1º de dezembro a comunidade surda conta com uma maior facilidade em obter informações sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo. Nessa data, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida colocou em operação o Projeto Piloto da CELIG – Central de Libras, Intérpretes e Guias-Intérpretes.

A Central utiliza terminais de computador e webcam instalados em diferentes pontos do serviço público municipal para que o cidadão surdo possa conversar à distância, pelo monitor, com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os intérpretes podem transmitir todas as informações hoje só disponíveis ao público ouvinte pelo telefone 156. Tal intermediação também vai facilitar o contato com o atendente presente no local.

No Projeto Piloto – com duração 6 meses – haverá terminais nas Praças de Atendimento das subprefeituras da Sé, Mooca e Lapa, das 8h às 17h. Ainda não será possível acessar o serviço a partir das residências.

Em meados de 2010, a CELIG chegará a todas as 31 subprefeituras e, gradualmente, a outras unidades do serviço público municipal, com prioridade para hospitais e outras unidades da rede de saúde.

No futuro, também será possível agendar um guia-intérprete para acompanhar surdo-cegos no atendimento em órgãos públicos municipais.

Assista ao vídeo da Central de Libras - CELIG no Youtube