Prefeitura terá Serviço Público de Equoterapia

O primeiro Centro Municipal de Equoterapia terá capacidade para atender 80 pacientes/mês; meta é beneficiar mil pessoas/mês ao final de 2010.

Na Semana Internacional da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura de São Paulo anuncia a implantação do primeiro serviço público e gratuito de Equoterapia para pessoas com deficiência na capital, numa parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) e Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Na terça-feira (1º de dezembro), às 9h, no Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, 150 profissionais da rede pública municipal de saúde receberão informações de especialistas sobre indicações, benefícios e contra-indicações dessa prática.

Cronograma

O primeiro convênio será firmado com o CENHA – Centro Social Nossa Senhora da Penha, no bairro do Tatuapé, para atender 80 pessoas. A partir de 2010, o serviço será implantado em espaços como o Clube Escola da Mooca e o Parque do Trote.

A avaliação e o encaminhamento dos pacientes serão feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Núcleos Integrados de Reabilitação (NIR).

Indicações

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o movimento do cavalo para reabilitar indivíduos com algum tipo de comprometimento físico. Considerada uma das formas mais eficazes para reabilitação de pacientes com problemas motores – distrofias, esclerose múltipla, seqüelas de paralisia cerebral, AVC, entre outros – também traz bons resultados no aumento da autoestima, autoconfiança, qualidade de vida e sociabilização das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.


Lançamento dos Centros Municipais de Equoterapia
Sindicato dos Contabilistas – Sindicont
Praça Ramos de Azevedo, 212 – Térreo
1º de dezembro de 2009 (terça-feira)
9h às 12h30


Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: (011) 3113-8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741
lclopes@prefeitura.sp.gov.br