Encontro com novos prefeitos em Brasília discute ações para pessoas com deficiência

Marianne Pinotti participou do ciclo de palestras do eixo temático “Participação Social e Cidadania”, que faz parte da programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável

Na manhã desta terça-feira (29), a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, participou do ciclo de palestras do eixo temático “Participação Social e Cidadania”, que faz parte da programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O painel contou com as presenças das ministras Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos), Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), Luiza Bairros (Igualdade Racial) e dos ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e José Eduardo Cardozo (Justiça).

A ministra Maria do Rosário abordou, em sua palestra, questões relacionadas ao programa Viver Sem Limite e as quatro linhas que constituem o programa voltado às pessoas com deficiência: acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. Lançado no final de 2011, a iniciativa reforça o compromisso do país com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta é integrar ações, envolvendo União, Estados e municípios para promover políticas governamentais de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

Segundo a ministra, o Viver Sem Limite tem R$ 7,6 bilhões em recursos para implementar políticas públicas em todo o país. Somente na área educacional, a meta é adquirir 2,6 mil veículos adaptados e tornar 13,5 mil salas de aula acessíveis. Além disso, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, 1,2 milhões de residências adaptadas serão entregues até o final do próximo ano em todo o Brasil.