Campanha alerta sobre doenças que podem levar à cegueira

Primeira etapa da “Campanha de Saúde Ocular” acontece sábado (30), no Parque da Juventude (zona Norte).

Palestras vão alertar para riscos de cegueira causada por doenças que podem ser evitadas e tratadas com acompanhamento médico adequado.

No Brasil, existem cerca de 12 milhões de pessoas com deficiência visual.

Problemas como catarata, glaucoma e retinopatia diabética estão na origem de milhares de casos de cegueira e perda significativa de visão que anualmente surgem no país.

Conscientizar a população sobre a necessidade de prevenir essas doenças e reduzir a incidência de deficiência visual na cidade é o objetivo da Campanha de Saúde Ocular, lançada pelas secretarias municipais da Saúde e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, em parceria do Hospital dos Olhos, Fundação Dorina Nowill, Associação Laramara, Sociedade Brasileira de Glaucoma e Cadevi.

No próximo sábado, dia 30 de janeiro, das 9h30 às 15h, no Parque da Juventude (Carandiru - zona Norte), serão ministradas palestras gratuitas sobre como prevenir-se contra essas doenças oculares, além de dicas para evitar acidentes capazes de levar à cegueira e outros problemas de visão.

Programação

9h30 – Abertura dos estandes

10h – Palestra: “Glaucoma”

11h30 – Palestra: “Como Prevenir Acidentes”

13h – Palestra: “Retinopatia Diabética”

14h30 – Palestra: “Catarata”

Paralelamente, instituições de assistência e órgãos públicos apresentarão tecnologias e ações de inclusão da pessoa com deficiência visual, como o sistema braile de escrita e leitura, o piso tátil direcional e o trabalho dos cães-guia.

Catarata

Opacificação do cristalino, que é a “lente” intra-ocular, com consequente diminuição da visão. Aproximadamente 85% dos casos dessa doença ocorrem após os 50 anos. O tratamento para essa doença é cirúrgico.

Glaucoma

Doença caracterizada por aumento de pressão intra-ocular, com progressiva perda visual. Pode ocorrer em qualquer idade, com maior incidência em pessoas com histórico familiar de glaucoma, da raça negra e após os 40 anos de idade. Os danos causados pelo glaucoma são irreversíveis. Prevenção: é necessária a identificação da doença o mais precocemente possível por meio de exames oftalmológicos. O tratamento é realizado com colírios, e em alguns casos há indicação de cirurgia.

Retinopatia Diabética

Doença ocular que acompanha os pacientes diabéticos sendo uma das maiores causas de cegueira nesta população. Prevenção: controle glicemia e visita periódica ao oftalmologista para intervenção precoce.

Serviço:

Campanha de Saúde Ocular

-30 de janeiro (sábado)

– 9h30 às 15h

Parque da Juventude

- Avenida Cruzeiro do Sul, 2.500 Ao lado do metrô Carandiru

 

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) Assessoria de Comunicação e Imprensa Tel.: (011) 3113-8778 // 8767 // 8793 // 8794 // 8741 lclopes@prefeitura.sp.gov.br