Prefeitura lança programa de qualificação profissional para população em situação de rua

Prefeitura de São Paulo em parceria do SENAI e das secretarias lançam projetos para qualificação profissional e assistência a pessoas de rua

Nesta segunda-feira, 25, a prefeitura de São Paulo lançou programas de políticas voltadas à população em situação de rua, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, São Francisco.


O programa de qualificação profissional será uma parceria da prefeitura de São Paulo e do SENAI/SP, que oferecerá cursos profissionalizantes para a população de rua por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como principal objetivo a inserção ao mercado de trabalho.


No mesmo evento, foi fundado o Comitê Intersetorial da política da pessoa de rua, que será composto por representantes do poder público municipal e da sociedade. Dez secretarias trabalharão em parceria, para atender as necessidades da população em situação de rua. Foi anunciado também , o Programa Família em Foco, que vai e garantir a inclusão social da população em situação de rua, especialmente das famílias mais vulneráveis.


Segundo censo realizado em 2011, São Paulo tem cerca de 15 mil moradores de rua. “Temos que assumir um compromisso em São Paulo que em nenhum momento vamos desistir de melhorar a vida da população de rua, temos que enfrentar este desafio, aprender e desenvolver novas tecnologias e um trabalho em comum acordo”, disse o prefeito.


Marcaram presença no evento o prefeito Fernando Haddad, a secretária municipal da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida Marianne Pinotti, a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Luciana Temer, Anderson Lopes, do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, diretor da faculdade de Direito do Largo São Francisco Antonio Magalhaes Gomes Filho, presidente da FIESP Paulo Skaf entre outros.