Encontro debate papel das entidades de cegos no Brasil

O evento acontecerá até 9 de julho, e servirá de contribuição para os debates regionais que serão realizados pela União Latino-americana de Cegos a partir de 2014.

Nesta quarta-feira, 5 de junho, foi realizada a abertura do encontro nacional “Quem são e o que fazem as entidades de cegos do Brasil: Trocando experiências para a construção de referências”, que teve como objetivo reunir dirigentes de entidades de cegos e delegados representantes de diversos estados para um momento de avaliação, debate e identificação de modelos de organizações representativas de pessoas cegas de todo o país. O evento, que contou com a participação da secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, foi realizado no Hotel Novotel Jaraguá, em São Paulo.

Promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), o encontro contou com recursos acessibilidade para os participantes, como a audiodescrição, interpretes de Libras, transcrição e guia do evento em Braille. A secretária Marianne Pinotti falou sobre a importância do trabalho em conjunto de diversos setores em prol das pessoas com deficiência: “O evento é um exemplo do que realmente precisa ser a política para as pessoas com deficiência no país. Governo, município e instituições precisam trabalhar juntos, caminhando na mesma direção e unidos na mesma causa”, completou a secretária.

Participaram da mesa no primeiro dia do encontro a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Batistela; o professor Célio Vanderlei Moraes, da Fapcom; Carlos Eduardo Ferrari, secretário geral da ONCB; e Maria Vilma Roberto, representado a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência.

O encontro acontecerá até 9 de junho e servirá de contribuição para os debates regionais que serão realizados pela União Latino-Americana de Cegos a partir de 2014, como etapas de construção participativa do Congresso Latino-Americano a ser realizado em 2016.