Violência contra a pessoa idosa será foco em campanha permanente de conscientização

A campanha é composta por material publicitário que abrange todos os equipamentos públicos municipais, contará com oficinas, rodas de conversas e debates em diversas regiões da cidade e ficará vigente durante todo o ano de 2013

O dia 15 de junho é considerado o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa. Para tratar dos assuntos relacionados ao idoso, a secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou um seminário na sexta-feira, 14, no auditório da Praça das Artes em São Paulo.

Instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a data visa criar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra a pessoa idosa; além de, ao mesmo tempo, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

Estiveram participando a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti, secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social Luciana Temer, secretária municipal de Políticas para as Mulheres Denise Dau, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania Rogério Sottili, secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas da Secretaria de Política para as Mulheres da Presidência da República Vera Lúcia Lemos Soares, secretário municipal de Saúde José de Filippi Júnior e a coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC Guiomar Lopes.

O seminário serviu para lançar uma campanha permanente com oficinas, rodas de diálogos, debates e avanço nas análises de pesquisas relacionadas à pessoa idosa. De acordo com o secretário de Direitos Humanos e Cidadania Rogério Sottili, o perfil dos idosos mudou com o aumento da expectativa de vida e essa classe chega a 12% da população brasileira. “É alarmante saber que 45% dos idosos sofrem algum tipo de violência dentro do lar. Temos que implementar políticas públicas de não violência de qualquer natureza”, disse.

O secretário de Saúde José de Fillipi Júnior destacou a importância da discussão entre secretarias, pois a violência contra o idoso tem reflexos multilaterais. “A queda acidental é a maior causa de internação hospitalar e grande parte das vítimas é formada por idosos”, lembrou Fillipi.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti citou as discussões que estão ocorrendo em torno das atuais necessidades do Plano Diretor. “Nesse momento em que São Paulo discute o Plano Diretor, a acessibilidade estará em pleno destaque na construção dos planos de metas”, salientou.

A campanha permanente de conscientização pela não violência ao idoso é composta por cartazes, spots de rádio e mídia eletrônica; abrange todos os equipamentos públicos municipais e ficará vigente durante todo o ano de 2013. É por esse tipo de ação conjunta, atenta e informada, que se busca reduzir os índices de agressões.