Audiência Pública discute expansão do Serviço Atende

O Serviço Atende transporta diariamente 7,4 mil passageiros, entre pessoas com deficiência e seus acompanhantes.

Audiência Pública da Comissão de Trânsito e Transporte, realizada dia 29 de junho, discutiu assuntos relacionados ao Serviço Atende de transporte gratuito, porta a porta, de pessoas com deficiência física em grau de comprometimento severo de mobilidade. O Serviço permite até cinco viagens por semana para cada usuário e funciona de segunda a domingo, das 7h às 20h, em três modalidades - viagens eventuais, eventos sociais e rotatória normal do usuário.

Embora o Atende, hoje com 388 vans, transporte 4.400 pessoas por dia e mais 3.000 acompanhantes (um para cada usuário determinado pelo médico em ficha de avaliação), ainda há uma demanda em aberto de cerca de 500 pessoas e outras 700 não são atendidas plenamente.

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) pediu a unificação dos regulamentos, sua participação efetiva nas revisões do Decreto 36.071/96, que criou o Serviço Atende, e a ampliação para os familiares dos usuários. “A participação da família é imprescindível, principalmente em eventos de entidades ligadas à pessoa com deficiência”, sinalizou a presidente do CMPD Sandra Reis.

A Defensoria Pública, representada na Audiência, exigiu a ampliação dos serviços para outros tipos de deficiência e, sobre essa questão, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti afirmou que além de manter o atendimento considerado “bom” e “ótimo” por 97% dos usuários, terá de suprir a demanda – ainda em aberto – de pessoas com deficiência física e expandir para pessoas com autismo e deficiência visual.

O superintendente do Serviço Atende, Altair Bezerra, disse estar adotando procedimentos para otimizar o atendimento aos atuais usuários e zerar a demanda reprimida.

Marianne Pinotti finalizou salientando que o importante em política pública é prever e programar para que o serviço seja feito com qualidade, organização e que todas as mudanças sejam contempladas em novo orçamento.