Serviço Atende beneficia 7,4 mil usuários e deverá ser ampliado

Prefeitura nega que exista a possibilidade de o serviço ser extinto, como chegou a ser divulgado em redes sociais. Também não há planos para o fim das viagens eventuais.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, tem realizado estudos para ampliar e aprimorar os serviços da rede Atende em todas as regiões da Capital. O objetivo do estudo é encontrar medidas para otimizar o atendimento do serviço e, também, diminuir a demanda reprimida para que todos as pessoas com deficiência física sejam atendidas plenamente. O Município informa, ainda, que não existe possibilidade de o serviço ser extinto, como chegou a ser divulgado esta semana em redes sociais. Também não há planos para o fim das viagens eventuais.

Modalidade de transporte porta a porta, gratuita, destinada às pessoas com deficiência física de alto grau de severidade e dependência, o Atende conta atualmente com 388 veículos em sua frota, que beneficiam diariamente cerca de 7,4 mil usuários – 4,4 mil pessoas com deficiência e 3 mil acompanhantes.

Audiência pública
Durante audiência pública realizada na Comissão de Trânsito e Transportes da Câmara Municipal, no dia 29 de junho, o superintendente do Atende, Altair Bezerra, já havia anunciado a otimização e ampliação do serviço para zerar a demanda.

Na mesma reunião, a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, também ressaltou a relevância do Atende e reiterou que todas as mudanças para aumentar a qualidade e organização do serviço devem ser contempladas em novo orçamento.

O Atende permite até cinco viagens por semana para cada usuário e funciona de segunda a domingo, das 7h às 20h, em três modalidades – viagens eventuais, eventos sociais e rotatória normal de usuário. Uma pesquisa feita pelo Ibope com 400 usuários apontou que 97% aprovam o serviço.

(Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo)