Secretária participa de reunião sobre Tecnologia Assistiva

A secretária Marianne Pinotti e o secretário adjunto Tuca Munhoz visitaram, na sexta-feira (12), o Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva, localizado em Campinas.

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Marianne Pinotti e o secretário adjunto Tuca Munhoz participaram na última sexta-feira (12), de uma reunião com representantes do CNRTA (Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva), uma ação do Programa “Viver sem Limite”, gerenciado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro tem o papel de articular uma rede formada por outras instituições e pelo setor industrial, mobilizando e fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia assistiva para que bens e serviços tecnológicos sejam distribuídos massivamente no mercado, com custos acessíveis.

O CNRTA, criado em 2012, é um órgão pertencente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e está alocado no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas. Sua função é promover a interação entre centros de pesquisa, setor produtivo e de serviços, órgãos de políticas públicas, entidades que trabalham com pessoas com deficiência e profissionais e usuários de tecnologia assistiva.

De acordo com a técnica do CNRTA Mari Zulian, o Centro também articula demandas sociais às diferentes linhas de pesquisas a serem desenvolvidas por núcleos interdisciplinares em universidades. “O CNRA atua como um observatório geral entre oferta e demanda de tecnologia assistiva”, afirma.

Tecnologia assistiva transcende a fabricação de produtos e envolve campos mais abrangentes como de estratégia, processos, metodologias e serviços. No que tange a este vasto panorama, a Secretária Marianne Pinotti pontua que essa abrangência funciona não para criar um mundo à parte para a pessoa com deficiência, mas para diminuir as barreiras de interação no ambiente comum. “Tecnologias assistivas são facilitadores de equiparação de oportunidades em múltiplas esferas da vida”, salienta.

Ao término da reunião, ficou estabelecido entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e o CNRTA a elaboração de um Termo de Cooperação que trará, a posteriori, a promoção de serviços comunitários através de oficinas na cidade de São Paulo.