Prefeitura de São Paulo marca presença na Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2008

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED marcará presença na VII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2008, que acontece de 24 a 27 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, KM 1,5 da Rodovia dos Imigrantes. Será o terceiro ano consecutivo de participação da Prefeitura de São Paulo na Feira.

A novidade deste ano fica por conta da estrutura do estande, que funcionará como uma grande Praça de Atendimento. Serão 230 metros quadrados divididos por temas de interesse (Acessibilidade Arquitetônica, Mobilidade, Trabalho, Educação, Saúde, Comunicação, Cultura, Esporte e Lazer e Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD). O objetivo é divulgar todos os serviços da Prefeitura voltados às pessoas com deficiência. Serão disponibilizados materiais explicativos e funcionários de diversas secretarias estarão à disposição para esclarecer dúvidas e apresentar os respectivos programas e projetos.

Inscrições abertas para o Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade na Reatech 2008

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida oferecerá vagas para o Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade durante a Reatech 2008. Idealizado e promovido pela SMPED, o curso foi desenvolvido para arquitetos, engenheiros e profissionais envolvidos na área de construção civil, por meio de um processo de educação continuada com treinamento planejado em três módulos: teórico, prático e vivencial. Seu objetivo é sensibilizar e orientar estes profissionais quanto ao atendimento às normas de acessibilidade, promovendo a transformação cultural destes profissionais na conquista da acessibilidade na Cidade de São Paulo.

Após a realização de uma prova, o participante receberá o Certificado em Acessibilidade de Edificações e Vias Públicas, segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Este certificado tem expiração em 3 (três) anos, com possibilidade de renovação, para a atualização e aquisição de novos conceitos de acessibilidade. As aulas acontecerão nos dias 24 e 26 de abril, das 13h às 17h, no Auditório 9 da Feira. Para maiores informações sobre às inscrições e o programa do curso, enviar e-mail para: daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br ou elisaassis@prefeitura.sp.gov.br e pelo telefone: 3113-8790 / 3113-8785.

O Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade desenvolvido pela SMPED teve início em abril de 2007 – na própria Reatech. Até o momento, 784 pessoas – de um total de 931 inscritas - já realizaram o curso, sendo 400 profissionais e 68 estagiários somente da Prefeitura de São Paulo. Como parte dessas ações a secretaria criou também o “Programa de Parcerias para a Promoção da Cultura de Acessibilidade”, que envolve instituições de ensino nas áreas de Arquitetura e Engenharia e instituições representativas dos profissionais dessas áreas. Já aderiram ao programa: o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CREA-SP, o Instituto de Engenharia - IE, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI / USP, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU, a Pontifícia Universidade Católica – PUC São Paulo, o Centro Universitário Belas Artes, entre outras.

A SMPED disponibilizará para estas instituições a metodologia e o material de apoio (livro “Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo” e software de apoio para visita técnica) do Curso de Acessibilidade, a fim de propagar as informações sobre as normas de acessibilidade em edificações e vias públicas da ABNT. Segundo o secretário da Municipal da Pessoa com Deficiência, a participação desses profissionais é estratégica e fundamental, pois, ao aderirem ao programa, passam a ser agentes multiplicadores da cultura de acessibilidade e da promoção do conceito do Desenho Universal.

Sobre a Reatech

A Reatech é a maior feira de Reabilitação, Acessibilidade e Inclusão da América Latina e uma das três maiores do mundo voltada às pessoas com deficiência, familiares e profissionais do setor. Para se ter uma idéia do quanto esse evento vem ganhando força ano após ano, basta observar que no início de sua jornada, em 2002, eram 5 mil metros quadrados de área, no ano seguinte esse número dobrou. Em 2004 passou para 15 mil metros quadrados, em 2006 - 20 mil - e no ano passado chegou a 22 mil metros quadrados – com a participação de cerca de 34 mil pessoas, vindas de todos os cantos do Brasil, América Latina e até EUA.

Em 2008, serão 30 mil metros quadrados de área interna, com cerca de 180 estandes com mais de 320 empresas expositoras. São 25 mil metros quadrados de área externa (teste-drive) e ainda, cerca de 10 salas com eventos simultâneos. São esperadas 38 mil pessoas para essa edição. De acordo com os organizadores do evento, durante a feira e nos meses subseqüentes, mais de R$ 1 bilhão em negócios são gerados. Mais de 450 carros 0 KM e cerca de 2 mil cadeiras de rodas (manuais e motorizadas) são comercializados.


Serviço:

VII Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – Reatech 2008
Data: de 24 a 27 de abril
Quinta e Sexta-Feira – das 13h às 21h
Sábado e Domingo – das 10h às 19h
www.reatech.tmp.br

Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade
Data: 24 e 26 de abril
Horário: das 13h às 17h
Auditório 9 da Reatech
Inscrições pelo e-mail: daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br ou elisaassis@prefeitura.sp.gov.br
Telefones: 3113-8790 / 3113-8785 – falar com Daniella Bertini e Elisa Assis
www.prefeitura.sp.gov.br/pessoacomdeficiencia

Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes – km 1,5
Prefeitura da Cidade de São Paulo - Estande 309 a 312 - Rua 300.
Visitação gratuita


Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED
Lincoln Tavares
Tels: 3113-8778 // 8794
lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br