Secretaria Municipal do Trabalho e Febraban apresentam programa de contratação e qualificação de pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal do Trabalho e a Federação Brasileira de Bancos - Febraban apresentaram o programa conjunto de contratação e capacitação de pessoas com deficiência para o setor bancário

Foram esclarecidas dúvidas de empresários de diversos setores, gestores de RH e representantes de entidades do terceiro setor sobre o Programa Febraban de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário, lançado no início de julho. O evento aconteceu no Auditório da Febraban.

O programa vai contratar 529 pessoas com deficiência física, auditiva ou visual.  215 vagas são destinadas a quem não tenha concluído o ensino médio. Neste caso os candidatos farão complementação educacional através de cursos supletivos com duração de 12 meses e serão capacitados para trabalhar no setor bancário em seguida. Os demais 314, de ensino médio completo, passam por aprimoramento educacional para reforço dos conteúdos durante 4 meses e já começam a capacitação logo depois de contratados.

Na qualificação profissional  serão ministrados cursos comportamentais  e de qualificação técnica  para os cargos iniciais dos bancos. O processo de seleção acontece no Centro de Apoio ao Trabalho - CAT Luz. A partir de janeiro de 2009 os cursos supletivos começam no Cursinho da Poli. A capacitação no campus da UniSant’Anna começa a partir de maio.

O salário inicial oferecido é de R$ 560,37, após 90 dias a remuneração sobe para R$ 614,33 por 20 horas semanais. Todos devidamente contratados conforme a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Os contratos são por prazo indeterminado e oferecem benefícios como: vale-refeição, cesta-alimentação, vale transporte, seguro de vida, planos de saúde e odontológico, além de PLR (participação nos lucros e resultados).

O diretor de relações institucionais da Febraban, Mário Sergio Vasconcelos, falou sobre os objetivos do programa “Não é apenas cumprir a Lei de Cotas. Queremos é promover a real inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho através do setor bancário”, afirmou. Ele explicou aos participantes do evento que os 14 bancos contratantes vão criar planos de carreira para que ninguém fique estacionado profissionalmente. Segundo Mário Sérgio, a Febraban teve dificuldades para encontrar pessoas com deficiência no perfil adequado para trabalhar em bancos “Por isso buscamos parceiros que são especialistas no assunto, com o Instituto Isocial e a Secretaria Municipal do Trabalho".

O processo seletivo para as 529 pessoas com deficiência trabalharem no setor bancário acontece até dezembro de 2008.

As inscrições podem ser feitas por meio do site www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente ou diretamente em uma das 7 unidades dos Centros de Apoio ao Trabalho - CATs (endereços abaixo). Ou ainda enviando e-mail para oportunidade@isocial.com.br

Endereços:

CAT Luz - Rua Prestes Maia, 913 - Centro
CAT Interlagos - Avenida Interlagos, 6122 - Interlagos
CAT Santo Amaro - Rua Barão do Rio Branco, 864 - Santo Amaro
CAT Itaquera - Rua Gregório Ramalho, 12 - Itaquera
CAT Lapa - Rua Catão, 312 – Lapa
CAT Liberdade - Rua Galvão Bueno, 782 - Liberdade
CAT Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553 - Santana