Prefeito inspeciona novos ônibus no Parque Ibirapuera

Dezessete novos ônibus que passam a circular na cidade a partir de amanhã foram vistoriados hoje (24) pelo prefeito de São Paulo no Parque Ibirapuera. A incorporação desses ônibus à frota municipal amplia para 6.100 o número de novos coletivos entregues nos últimos anos. Na oportunidade, o prefeito visitou também a exposição "Memórias e Caminhos do Transporte Coletivo", montada pela SPTrans, que mostra a evolução do transporte coletivo desde os bondes até os modernos ônibus articulados. A mostra permanecerá aberta, na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, até o próximo domingo (28).

Dentre os novos ônibus inspecionados hoje, o de nº 6.100 é do tipo Padron, um modelo que circula na cidade desde 1998. São coletivos com 15 metros de comprimento e capacidade para transportar 90 pessoas. Eles têm piso rebaixado, aumento da largura das portas, eliminação de obstáculos, transmissão automática, suspensão pneumática, limitadores de velocidade e áreas reservadas para cadeirantes e cão-guia, o que proporciona mais conforto e comodidade às pessoas com deficiência.

A cidade de São Paulo conta com uma frota de 15 mil ônibus. Deste total, 2.767 ônibus, ou 18% do total da frota, são acessíveis a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A meta da Secretaria Municipal dos Transportes é entregar mais 300 novos ônibus até o fim do ano e reduzir a idade da frota para três anos e dois meses. 

Além de proporcionar conforto e acessibilidade, outra vantagem dos veículos novos é a redução dos índices de poluição do ar no município. Os novos coletivos reduziram quase 50% a emissão de monóxido de carbono (CO) e aproximadamente 80% a de material particulado, de acordo com taxas médias aferidas nos veículos. Os índices podem ser acompanhados em tempo real no emissômetro  (www.sptrans.com.br/ganhosambientais) - instrumento que possibilita o acompanhamento, segundo a segundo, dos ganhos ambientais obtidos com a redução da emissão de poluentes na atmosfera.