Eleitos os novos representantes do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência

O Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência - CEAPcD elegeu, no último dia 14 de março, durante o XIV Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência, a composição de seus novos representantes para o Biênio 2009/2011. O evento foi realizado no auditório nobre da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para o núcleo que envolve o Município de São Paulo, foram eleitos Doralice Simões, atual presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - CMPD, Maria Aparecida do Prado, da ABRAPASCEM – Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdocegos e Múltiplos Deficientes Sensoriais, Carlos Alberto Peri, do INIS – Instituto nacional de Inclusão Social de Pessoas com Deficiência e Cláudia Sofia Pereira, do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial

O XIV Seminário Estadual da Pessoa com Deficiência trouxe o tema “Inclusão, Participação e Desenvolvimento: Um Jeito de Avançar” para discutir ações conjuntas a serem tomadas pelo poder publica e entidades representativas.

O Conselho é composto por representantes de dez núcleos regionais do estado de São Paulo (20 conselheiros titulares e 9 suplentes), sendo que cada membro é oriundo de uma entidade da sociedade civil em prol da pessoa com deficiência. Este órgão é incumbido também pelo acompanhamento, avaliação e pela proposição de políticas públicas para pessoas com deficiência, promovendo, por exemplo, a divulgação dos estudos técnicos da administração pública estadual.

O CEAPcD é ainda o responsável por promover campanhas de conscientização em parceria com órgãos públicos e da sociedade civil, bem como, de prestar orientação e estímulo à criação de Conselhos Municipais em todo o território do estado de São Paulo, funcionando como um órgão consultivo que levanta a demanda desse segmento de pessoas e aponta suas carências e prioridades.

Para Doralice Simões, o foco de atuação será em áreas que ainda carecem de atenção, como por exemplo, a saúde dos deficientes físicos. “Nosso objetivo é fortalecer ainda mais as ações de inclusão para as pessoas com deficiência e garantir plenamente os seus direitos. Por isso vamos priorizar nossos trabalhos onde há escassez. Como por exemplo, a saúde”, afirmou Doralice.

Após a posse dos conselheiros, em data ainda não marcada, haverá a escolha de um pleito para decidir o novo presidente do conselho.

Leia a lista completa dos conselheiros eleitos aqui