SMPED participa do simpósio “Síndrome de Down – 50º da Trissomia do 21

O Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida participou no último sábado, 21 de março, do simpósio Síndrome de Down – Cinqüentenário da Trissomia do 21 – Inclusão para a Autonomia, realizado no Memorial da América Latina.

Representando o prefeito da capital, o secretário falou dos programas da prefeitura voltados às pessoas com deficiência, e destacou as ações do programa “Arte Inclui”, da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED, que visa a ampla participação de crianças, jovens e adultos com deficiência no cenário cultural da Cidade de São Paulo,“ já foram realizadas inúmeras oficinas integrativas de arte em mais de 270 instituições e Escolas Municipais com resultados animadores. O “ARTE INCLUI” já atendeu diretamente mais de 20 mil pessoas e capacitou cerca de 1.100 profissionais”.

O objetivo do simpósio foi aprofundar o debate e construir um amplo processo de discussão e divulgação do tema “Síndrome de Down”, além de informar os recentes avanços em relação ao atendimento da pessoa com síndrome de down. A data do evento marca o Dia Internacional da Síndrome de Down e os 50 anos de descoberta da síndrome como alteração genética.

Durante o simpósio, a secretaria estadual dos direitos da pessoa com deficiência lançou o Programa Complementar de Imunizações para pessoas com Síndrome de Down, na qual inclui pessoas com a síndrome no calendário especial de vacinação do Crie (Centro Regulador de Imunizações Especiais). O documento oficial foi entregue pelo secretário da SMPED ao Prof. Dr. Zan Mustacchi, um dos maiores especialistas na área e coordenador do evento.

O simpósio contou com a presença de mais de 20 profissionais que discutiram questões como o fortalecimento das condições de saúde do feto com Down, envelhecimento precoce, equilíbrio nutricional e sexualidade. O simpósio também marca o lançamento do “Guia do Bebê com Síndrome de Down”, com uma cartilha educativa concebida pelo Instituto Maurício de Sousa, que traz uma personagem com síndrome de Down. A edição terá a função de discutir o respeito à diversidade e a inclusão da pessoa com Down.