Secretaria do Trabalho aumenta em mais de 900% a colocação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O Programa Inclusão Eficiente da Secretaria Municipal do Trabalho atingiu a marca de 3.232 pessoas com deficiência e mobilidade reduzida inseridas no mercado de trabalho de novembro de 2005 a fevereiro de 2009. Somente nos dois primeiros meses deste ano, o programa empregou 758 profissionais nos diversos setores, o equivalente a cerca de 900% a mais do registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a supervisora do programa Inclusão Eficiente, Daiane Oliveira de Paula, o aumento do número de pessoas com deficiências e mobilidade reduzidas inseridas no mercado trabalho durante os dois últimos anos é reflexo de todo o investimento da Secretaria Municipal do Trabalho no esclarecimento e na sensibilização dos empresários sobre a importância do cumprimento da lei que estabelece número de vagas destinadas ás pessoas com deficiência. “A qualificação e especialização dos funcionários dos CATs- Centro de Apoio ao Trabalho também influenciaram no resultado alcançado. Em 2008 foram mais de seis cursos e nas próximas semanas terá início a quinta turma do curso de Libras”, explica Daiane. No ano passado, a Secretaria do Trabalho e o Instituto Sorri-Brasil lançaram uma cartilha destinados aos empregadores para facilitar as entrevistas de pessoas surdas.

As pessoas com deficiência que estiverem em busca de uma oportunidade trabalho podem comparecer a uma das sete unidades do Centro de Apoio ao Trabalho ou cadastrar seus dados no site www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente e participar da seleção para vagas de emprego. As funções mais ofertadas são auxiliar administrativo, operador de telemarketing, auxiliar de linha de produção, operador de supermercados, repositor de mercadorias e porteiro. Mais de 70% das ofertas exigem ensino médio completo e experiência de três a seis meses na função. Os salários variam R$ 465 a R$ 800, mais benefícios como: vale transporte, assistência médica e vale refeição, conforme a função e a empresa contratante.
 

SERVIÇO

Endereços: - Zona Sul / Interlagos - Avenida Interlagos, 6.122.

- Zona Leste / Itaquera - Rua Gregório Ramalho, 12.

- Zona Oeste / Lapa - Rua Catão, 312

- Zona Norte / Santana - Rua Voluntários da Pátria, 1553.

- Zona Sul / Santo Amaro - Rua Barão do Rio Branco, 864.

- Zona Central / Liberdade - Rua Galvão Bueno, 782.

-Zona Central / Luz - Rua Prestes Maia, 913

Horário de atendimento: das 7h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira.

Documentos Necessários: RG, CPF, Carteira Profissional e o CID (Código Internacional de Doenças).