Prefeitura de São Paulo assina Termo de Adesão à Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia"

Prefeitura de São Paulo assina Termo de Adesão à Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia”, do Governo Federal

No próximo dia 6 de abril a Cidade de São Paulo dará mais um importante passo rumo à promoção da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência. Trata-se da adesão da Prefeitura de São Paulo à Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia”, promovida pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência – CONADE, órgão ligado á Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Já estão confirmadas as presenças do Secretário Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, da presidente do CONADE, do Prefeito de São Paulo, além do secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

A Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia” foi lançada em 2005, durante a I Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Brasília, e é articulada em parceria com a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - CORDE. O CONADE é um órgão superior de deliberação colegiada integrante da estrutura básica da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo acompanhamento e a avaliação da Política Nacional para Integração da Pessoa com Deficiência e das políticas setoriais dirigidas a esse grupo social.

A iniciativa tem como objetivo a sensibilização e mobilização da sociedade para a eliminação das barreiras atitudinais, de informação, arquitetônicas, dentre outras, que impedem as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a participarem efetivamente da vida em sociedade. Seu objetivo é favorecer a conscientização e estimular uma ação pró-ativa em direção da construção de uma sociedade inclusiva, solidária que possibilite igualdade de oportunidades.

Dorina Nowill é escolhida Madrinha da Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia” na Cidade de São Paulo

A adesão da Prefeitura de São Paulo à campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia” contará com o apoio de uma ilustre personagem: Dorina de Gouveia Nowill, mais conhecida como Dona Dorina Nowill. Ela foi convidada pelo secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida para ser a Madrinha da Campanha em São Paulo. Dorina nasceu na capital paulistana em 1919 e ficou cega aos 17 anos devido a uma patologia ocular. Dotada de uma inteligência brilhante, decidiu continuar seus estudos. Entretanto, naquela época, os estudantes com deficiência visual não tinham acesso à cultura e à informação devido à falta de livros. Por este motivo, conseguiu que a Escola Caetano de Campos implantasse o primeiro curso de especialização de professores para o Ensino de Cegos em 1945. O reconhecimento mundial da atuação da professora Dorina em prol do desenvolvimento e da inclusão social de pessoas com deficiência visual é concretizado por meio de inúmeros prêmios, condecorações, títulos, comendas e outros concedidos por organizações do mundo todo, pelo governo brasileiro e por organizações brasileiras.

SMPED lançará livreto “Dicas de Relacionamento com as pessoas com deficiência”

Por ocasião da adesão à campanha, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SMPED lançara o Livreto “Dicas de Relacionamento com as pessoas com Deficiência”. Produzido em versão pocket, com uma linguagem simples e rápida, o livreto contém algumas dicas de como podemos nos relacionar com as pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, surdocegueira e múltipla. A publicação apresenta também informações sobre a evolução das terminologias e alguns mitos e verdades sobre o tema. Este material não tem a pretensão de ditar regras, mas sim, compartilhar as experiências vividas pelos profissionais da secretaria nos últimos anos. Todo o conteúdo será disponibilizado para download no site da SMPED após o seu lançamento.

Já aderiram à Campanha da Acessibilidade:

Os governos: do Distrito Federal, do Piauí, do Maranhão, de Goiás, de Alagoas, de Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; as prefeituras: de Manaus, Porto Velho, Nilópolis e 66 prefeituras do Piauí; as entidades: Conselho Nacional da Juventude (Conjuve), Associação Nacional do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (Ampid), Confederação Nacional do Comércio (CNC), Organização Nacional de Entidades de Deficientes Físicos (Onedef), Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Avape, Fenavape, CEAL, Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência do Banco do Brasil (Apabb), Instituto Marista de Solidariedade, União Brasileira de Cegos (UBC), Cefet – BA; os times de futebol: Botafogo, Santos, Fluminense, Grêmio, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Villa Nova - MG e América – MG; os jogadores: Rei Pelé, Zico, Roberto Dinamite, Jairzinho, Clodoaldo, Pepe, Zito, além das medalhistas olímpicas do futebol feminino e os jogadores do elenco profissional do Santos. Também aderiram à campanha: o Supremo Tribunal Federal (STF), Ministério Público Federal, Ministério Público da Bahia, Editora Microlins Brasil LTDA, OAB - Seccional de Santos, Revista Reação / SP, Reatech, Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija Flor de Nilópolis e o vocalista Neguinho da Beija Flor, o professor Marcos Rolim, o ator Marcos Frota e a atriz Mareliz Rodrigues.

Serviço:

Assinatura do Termo de Adesão da Prefeitura de São Paulo à Campanha “Acessibilidade. Siga essa idéia”.

Data: 6 de abril de 2009
Local: Auditório Edifício Matarazzo – Sede da Prefeitura de São Paulo
Endereço: Viaduto do Chá, nº 15 – 7º andar
Horário: 16h

Mais informações:

Lincoln Tavares / Claudia Ramos
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
e Mobilidade Reduzida - SMPED
Prefeitura da Cidade de São Paulo
11 3113-8778  //  8794  //  9631-6684
11 3113-8767 //  8794 //   9520-8362

lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br
claudiajesus@prefeitura.sp.gov.br