Prefeitura celebra parcerias para promoção do Curso de Acessibilidade para arquitetos e engenheiros

Iniciativa tem o objetivo de contribuir para uma transformação cultural dos profissionais envolvidos na conquista da acessibilidade na cidade de São Paulo

 

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, apresentou no dia 07 de dezembro, durante a 7ª Bienal Internacional de Arquitetura, o Programa de Parcerias para a Promoção da Cultura de Acessibilidade, que envolve instituições de ensino nas áreas de Arquitetura e Engenharia e instituições representativas dos profissionais dessas áreas, para a promoção do Curso de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade.

O objetivo do Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade, criado e realizado pela Seped, é contribuir para uma transformação cultural dos profissionais envolvidos na conquista da acessibilidade na Cidade de São Paulo e, portanto, permitir a inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Através de termos de cooperação, a Secretaria disponibilizará a metodologia e material de apoio (livro “Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo” e software de apoio para visita técnica) do Curso de Acessibilidade às faculdades, universidades e escolas técnicas, a fim de propagar as informações sobre as normas de acessibilidade em edificações e vias públicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aos profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitetura e outras correlatas.

Além do Secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped, Renato Corrêa Baena, participaram da cerimônia, o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, Gilberto Belleza; o vice-presidente do Instituto de Engenharia - IE, Camil Eid; e o coordenador adjunto do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-SP, José Antonio Lanchoti. Essas instituições estão fechando parcerias com a Seped no sentido de apoiar e promover ações para a divulgação do Curso de Acessibilidade entre os profissionais de suas áreas, atuando como agentes multiplicadores.

Para o secretário Renato Baena, é preciso promover e difundir uma cultura de acessibilidade entre os profissionais dessas áreas, harmonizando as informações sobre a acessibilidade em edificações e vias públicas, fundamentais para a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “Através dessas parcerias estaremos multiplicando nosso trabalho de sensibilização e orientação, capacitando os profissionais para atuarem na eliminação de barreiras arquitetônicas, com ênfase ao Desenho Universal, acessível a todas as pessoas. Faço aqui um convite a todos para que juntos possamos promover essa transformação física e cultural em nossa sociedade.”

Camil Eid, vice-presidente do Instituto de Engenharia – IE, declarou o apoio do Instituto à iniciativa. “A Prefeitura, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, tem todo o nosso apoio para divulgar e promover esse projeto, tão importante para a qualificação de nossos profissionais”.

O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, Gilberto Belleza, falou do papel da Seped nesse processo de sensibilização para a questão da acessibilidade. “Tenho plena convicção de que a contribuição da Secretaria da Pessoa com Deficiência com o nosso trabalho tem sido fundamental para alcançarmos, a cada dia, um parâmetro aceitável para atender às necessidades das pessoas com deficiência. Temos avançado cada vez mais nesse sentido”.

“É uma satisfação do CREA participar dessa parceria, que iremos estender para todos os cursos que o Conselho promove em todo o Estado de São Paulo”, declarou José Antonio Lanchoti, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CREA-SP, também presidente da ABEA (Associação Brasileira das Escolas de Arquitetura).

Diretores e professores de várias universidades estiveram presentes para conhecer o Programa, entre elas Escola Politécnica da USP – POLI, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAU, Pontifícia Universidade Católica – PUC São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, UNESP, Universidade São Marcos, Centro Universitário Belas Artes e Universidade Mackenzie. Profissionais de vários órgãos da Prefeitura de São Paulo e de empresas privadas como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Unibanco, Engebanc, Método Engenharia, Fernando Brandão Arquitetura, Schahin Engenharia, Ieme Brasil, Andare Sinalização, entre outros, também participaram do evento.

Na ocasião, também foram entregues os Certificados de Acessibilidade aos servidores municipais e demais participantes já aprovados no Curso.


590 profissionais já capacitados

O Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade teve início no mês de abril deste ano com o Curso de Acessibilidade dirigido, inicialmente, aos funcionários da Prefeitura de São Paulo envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas. Até o momento, 670 pessoas se inscreveram para o curso, das quais 590 foram capacitadas e 450 certificadas, já que o certificado só é emitido após aprovação em avaliação.

Apresentado de forma presencial com aulas expositivas e práticas, o conteúdo do Curso é dividido em três módulos, realizado durante três dias, e aborda os conhecimentos específicos para a eliminação de barreiras arquitetônicas, como leis vigentes, normas de acessibilidade da ABNT, vivência de soluções, aplicação dessas normas no contexto da nossa cidade e avaliação.

As normas de acessibilidade em edificações e vias públicas da ABNT estão reunidas no livro “Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo”. O curso também apresenta o software de vistoria eletrônica criado pela Seped para a avaliação de todos os itens a serem atendidos para que um ambiente seja acessível. Essa ferramenta facilita muito o trabalho dos profissionais que atuam na vistoria e fiscalização de edificações.

O Certificado em Acessibilidade de Edificações e Vias Públicas, segundo as normas técnicas da ABNT, tem expiração em 3 (três) anos, com possibilidade de renovação, para a atualização e aquisição de novos conceitos de acessibilidade.

São oferecidas 15 (quinze) vagas por turma para o Curso realizado pela Seped, sendo duas turmas semanais, com aulas às segundas e quartas-feiras ou terças e quintas-feiras, das 10 às 16 horas. As aulas são realizadas na Escola de Formação do Servidor Público Municipal, no prédio do IPREM (Instituto de Previdência Municipal de São Paulo), que fica na Avenida Zaki Narchi, 536 - Santana - Zona Norte da Capital.

Mais informações sobre o curso e inscrições podem ser obtidas pelo telefone 3113-8807 com Daniella Bertini Ferreira e Elisa Prado de Assis, ou pelos e-mails daniellabertini@prefeitura.sp.gov.br e elisaassis@prefeitura.sp.gov.br.


 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped
3113-8794