Prefeitura apresenta programa de parcerias para promoção da cultura de acessibilidade

Iniciativa tem o objetivo de promover a transformação cultural dos profissionais envolvidos na conquista da acessibilidade na cidade de São Paulo

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped, apresenta, no dia 07 de dezembro (sexta-feira), durante a 7ª Bienal Internacional de Arquitetura, o Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade e anuncia a parceria com instituições de ensino nas áreas de Arquitetura e Engenharia para a promoção do Curso de Acessibilidade nessas instituições. Na ocasião, também serão entregues os certificados aos profissionais da Prefeitura já aprovados no Curso.

O objetivo do Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade,  criado e realizado pela Seped, é promover a transformação cultural dos profissionais envolvidos na conquista da acessibilidade na Cidade de São Paulo e, portanto, permitir a inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Através de termos de cooperação, a Seped disponibilizará a metodologia e material de apoio (livro “Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo” e software de vistoria eletrônica) do Curso de Acessibilidade às faculdades, universidades e escolas técnicas, a fim de propagar as informações sobre as normas de acessibilidade em edificações e vias públicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) aos profissionais e estudantes das áreas de engenharia, arquitetura e outras correlatas.

Participam da cerimônia, representantes de universidades e instituições das áreas de arquitetura e engenharia que estão formalizando parcerias com a Seped , além de diversas outras, convidadas para conhecer o Programa.

Sobre o Programa

O Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade  teve início no mês de abril deste ano com o Curso de Acessibilidade dirigido, inicialmente, aos funcionários da Prefeitura de São Paulo envolvidos na construção e fiscalização de edificações e vias públicas. Até o momento, 670 pessoas se inscreveram para o curso,  das quais 590 foram capacitadas e 450 certificadas, já que o certificado só é emitido após aprovação em avaliação.

Apresentado de forma presencial com aulas expositivas e práticas, o conteúdo do Curso é dividido em três módulos, realizado durante três dias, e aborda os conhecimentos específicos para a eliminação de barreiras arquitetônicas, como leis vigentes, normas de acessibilidade da ABNT, vivência de soluções, aplicação dessas normas no contexto da nossa cidade e avaliação. 

As normas de acessibilidade em edificações e vias públicas da ABNT estão reunidas no livro “Acessibilidade – Mobilidade Acessível na Cidade de São Paulo”. O curso também apresenta o software de vistoria eletrônica criado pela Seped para a avaliação de todos os itens a serem atendidos para que um ambiente seja acessível. Essa ferramenta facilita muito o trabalho dos profissionais que atuam na vistoria e fiscalização de edificações.

O Certificado em Acessibilidade de Edificações e Vias Públicas, segundo as normas técnicas da ABNT, tem expiração em 3 (três) anos, com possibilidade de renovação, para a atualização e aquisição de novos conceitos de acessibilidade.


SERVIÇO

EVENTO: Apresentação do Programa de Educação Continuada e Certificação em Acessibilidade e formalização de parcerias entre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e instituições de ensino

DATA: 07 de dezembro de 2007, às 10h00

LOCAL: Auditório Lina Bo Bardi no MAM -  Parque do Ibirapuera - portão 3 

Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – Seped
3113-8794