Rua da Mooca recebe novo calçamento

Calçamento com piso permeável e antiderrapante será entregue até o fim de novembro

fonte: Diário Oficial da Cidade

Calçamento com piso permeável e antiderrapante será entregue até o fim de novembro

São cinco mil m² de passeios que já estão sendo reconstruídos. Entre a avenida Paes de Barros e a rua Borges de Figueiredo, será colocado novo piso intertravado, permeável, colorido e antiderrapante, com previsão de entrega para o fim de novembro. O valor da obra é de R$ 420 mil, disponibilizados pela Subprefeitura Mooca para revitalizar uma das mais importantes ruas do bairro.

O subprefeito da Mooca diz "que a obra foi possível devido ao fato da rua ser definida como estrutural. Além disso, os comerciantes foram muito receptivos e, em contrapartida, não somente se adequaram rapidamente à Lei Cidade Limpa como também melhoraram, pintaram e embelezaram as fachadas de seus imóveis". Quando a via é definida como estrutural pelo Plano Diretor, a municipalidade pode arcar com as despesas de reformas de calçadas.

Segundo o comerciante James Kfouri, há 32 anos estabelecido na rua com uma copiadora, é a primeira vez que o poder público faz uma reforma deste tipo. "Ficamos tão animados que estamos pensando na decoração de Natal, coisa que há décadas não fazemos".

A rua da Mooca é uma das principais ligações viárias entre a Mooca, Tatuapé, Água Rasa e o Centro e uma via tradicional. Ela foi oficializada em 1916, mas existem relatos de que o local foi aberto como trilha desde 1556. O primeiro registro em mapa veio em 1842, quando era chamada Caminho da Mooca.

Além da rua da Mooca, a subprefeitura já reformou calçadas em torno do Hospital do Tatuapé, do Centro Esportivo e Educacional da Mooca, da Biblioteca Affonso Taunay, em outros prédios públicos, além de vários canteiros centrais e praças.