Prefeitura promove o 2º Festival Esportivo e Cultural para alunos surdos

Festival recebe alunos da rede municipal de ensino. Os participantes tem atividades como oficinas, palestras, teatro, apresentações de dança, torneios de atletismo, futebol de salão, handebol, basquete, vôlei, câmbio, queimada e xadrez

texto: Evelyn Carvalho/SME


O ginásio do Sesc Interlagos lotou na manhã de quarta-feira (26/09), quando teve início o 2º Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos da Rede Municipal de Ensino. Durante seis dias, 2.200 alunos de 20 escolas participarão de atividades como oficinas, palestras, teatro, apresentações de dança, torneios de atletismo, futebol de salão, handebol, basquete, vôlei, câmbio, queimada e xadrez.

O aluno Bruno Guilherme Alonso conduziu a interpretação do Hino Nacional em Libras (Língua Brasileira de Sinais), no que foi acompanhado por centenas de pessoas da platéia com gestos característicos da linguagem.

Após a abertura, foram iniciadas as apresentações de teatro, dança, hip hop, capoeira e folclore. Enquanto se preparavam para a apresentação, os estudantes partilhavam sua ansiedade comunicando-se intensamente com colegas e professores na língua de sinais. No fim de cada espetáculo, uma recompensa calorosa: a platéia erguia e balançava as mãos, gesto que representa a salva de palmas em Libras.

A coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Silvana Drago, disse que "o objetivo do festival é garantir a essas crianças e jovens um espaço de efetiva participação social, onde eles possam apresentar todas as suas potencialidades e divulgar a própria língua".

Para o secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Renato Corrêa Baena, o evento fortalece a comunidade surda: "Este momento tem a capacidade de promover o intercâmbio entre as escolas, e também de detectar todos os talentos que podem surgir tanto na cultura como no esporte".

Ler e Escrever

A Secretaria Municipal de Educação lançou o caderno de orientações didáticas do programa Ler e Escrever "Toda Força ao Primeiro Ano: Contemplando as Especificidades dos Alunos Surdos". O livro tem como finalidade subsidiar os professores que atuam com alunos surdos nas Escolas Municipais de Educação Especial (EMEEs) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) para o planejamento de suas atividades pedagógicas. "Este caderno é especial porque foi feito a partir da experiência dos nossos professores", explicou a diretora de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Regina Lico Suzuki.

Programação

O festival prossegue nos dias 27 e 28 de setembro e 3 e 4 de outubro no Sesc Interlagos. Além de participar de atividades esportivas, os próprios alunos realizarão oficinas de Libras, dança, teatro, contação de piadas e mágica.

No Sesc Vila Mariana, haverá palestras proferidas na linguagem dos sinais sobre os temas: "Liderança e a Comunidade Surda", "A Importância do Esporte na Educação dos Surdos" (dia 2 de outubro), "Congresso Mundial de Esporte" e "Jovem Surdo: um Projeto Inovador" (dia 4 de outubro), sempre às 19h30.

Confira a programação do Festival

Parceiros

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o festival conta com os parceiros Sesc-SP, Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped), Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), Associação dos Surdos de São Paulo (ASSP) e Projeto Derdic/Viver.

Funcionários das duas unidades do Sesc-SP participaram de curso de capacitação sobre surdez e cultura surda, oferecido pelo Projeto da Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação (Derdic)/Viver, da PUC-SP.

A primeira edição do festival em 2006 foi um sucesso. Participaram mais de 2.000 alunos de 19 escolas em atividades como atletismo, futebol de salão, handebol, xadrez, apresentações culturais e concurso para a eleição do logotipo do festival.