2.200 crianças e jovens participam do 2º Festival Esportivo e Cultural para alunos surdos

Começa amanhã (26), a jornada de seis dias de cultura, oficinas e esportes para 2,2 mil alunos surdos e com deficiência auditiva da rede municipal de ensino

Nesta quarta-feira, 26 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Surdo, tem início o 2º Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos na Rede Municipal de Ensino. A abertura  ocorrerá  às 10h30, no SESC Interlagos (Avenida Manuel Alves Soares, 1.100 – Parque Colônia, Zona Sul).

Dois mil e duzentos alunos de 20 escolas participarão das atividades programadas nos dias 26, 27 e 28 de setembro e 2, 3 e 4 de outubro nas unidades do SESC Interlagos e Vila Mariana. Oficinas, palestras, apresentações culturais, torneios de atletismo, futebol de salão, handebol, basquete, vôlei, câmbio, queimada e xadrez fazem parte desses seis dias de Festival.

O Festival promove a integração e o intercâmbio, por meio de atividades culturais e esportivas, entre os alunos com surdez das escolas da Rede Municipal de Ensino, escolas públicas de outras cidades, instituições privadas e/ou filantrópicas. Tem como objetivo ampliar as oportunidades de socialização, aquisição de hábitos saudáveis, favorecer o surgimento de novos talentos representativos do esporte e da Cultura Surda,  comemorar o Dia do Surdo, bem como a valorização da Língua Brasileira de Sinais em todas as instâncias sociais.

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação, o Festival conta com a parceria do SESC-SP, da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SEPED, da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Associação dos Surdos de São Paulo (ASSP) e do Projeto DERDIC/Viver.

Confira a programação do Festival

Livro do Ler e Escrever

Na abertura do Festival, também será lançado o livro do programa Ler e Escrever “Toda Força ao Primeiro Ano: Contemplando as Especificidades dos Alunos Surdos” e o projeto “Compreensão e Produção da Linguagem Escrita por Alunos Surdos”. O projeto tem como finalidade subsidiar os professores que atuam com alunos surdos nas EMEEs (Escolas Municipais de Educação Especial) e EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) para o planejamento de suas as atividades pedagógicas.

26 de setembro - Dia Nacional do Surdo

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. O dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data marcar a inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.  Na cidade de São Paulo, a lei municipal municipal 14.485 de 19/07/07, que consolida a legislação sobre datas comemorativas, institui o último domingo de setembro como o Dia do Surdo. A Federação Mundial dos Surdos também celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro.

 SERVIÇO

Abertura do 2º Festival Esportivo e Cultural de Alunos Surdos na Rede Municipal de Ensino
Quando: quarta-feira, 26 de setembro
Horário: 9h30
Local: SESC Interlagos
Endereço: Avenida Manuel Alves Soares, 1.100 – Parque Colônia, Zona Sul 
 

Mais informações:

Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação e Imprensa
tel.: 5549-6496 / 5549-9238
e-mail: sme-imprensa@prefeitura.sp.gov.br

Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped
Assessoria de Comunicação e Imprensa
tel.: 3113-8794/8778
imprensaseped@prefeitura.sp.gov.br