Atletas revelados pelo programa Abrace o Paradesporto ganham medalhas de ouro em Mundial de Remo

Um exemplo de parceria realizada pelo Programa foi com o Esporte Clube Pinheiros (ECP), que disponibilizou sua estrutura para atender a novos atletas para a prática do remo adaptável

Cláudia Cícero dos Santos e Lucas Guimarães Pagani, atletas paraolímpicos revelados pelo Programa “Abrace o Paradesporto”, da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SEPED), conquistaram, pela primeira vez, duas medalhas de ouro para o Remo Adaptável brasileiro. Eles fizeram parte da equipe de nove atletas que disputou o Campeonato Mundial de Remo, realizado de 26 de agosto a 2 de setembro, na cidade de Munique, na Alemanha. Foi a primeira vez na história do remo brasileiro que um atleta chega à final A de um campeonato mundial.

 

Claudia conquistou a medalha de ouro na categoria “AW1x”, com o barco Single Skiff, utilizado por atletas que remam somente utilizando o movimento dos braços. Já Lucas Pagani foi o grande campeão ao lado de Josiane Dias de Lima, de Santa Catarina, na categoria “TA2x”, com um barco Double Scull, utilizado por duas pessoas que remam utilizando os movimentos de braço e tronco. Claudia e Lucas, além de terem conquistado a medalha de ouro, também bateram o recorde mundial em suas categorias. Ambos conquistaram vaga para as Paraolimpíadas de Beijing 2008.

O Programa Abrace o Paradesporto, criado pela SEPED em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), foi oficializado pelo Decreto Municipal nº 47.452, assinado pelo prefeito Gilberto Kassab em 10 de julho de 2006. O objetivo do programa é estimular as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a praticarem atividades físicas e prevê a implementação de modalidades paradesportivas realizadas por meio de parcerias com entidades da sociedade civil, principalmente clubes e equipamentos esportivos. 

Um exemplo de parceria realizada por meio do programa Abrace o Paradesporto foi com o Esporte Clube Pinheiros (ECP), que disponibilizou sua estrutura para atender a novos atletas para a prática do remo adaptável. Graças a essa parceria, os atletas Claudia e Lucas, que já praticavam natação competindo pela ONG Projeto Primeiro Passo, passaram a praticar o remo adaptável, orientados pela equipe técnica do ECP e da SEPED.

Remar é Possível

Tudo começou em março de 2006, quando a SEPED, em parceria com a Confederação Brasileira de Remo (CBR), realizou uma conferência inédita: o I Seminário de Remo Adaptado do país – “Remar é Possível”. O evento divulgou todas as informações sobre essa modalidade esportiva adaptada às pessoas com deficiência: suas elegibilidades, tipos de barcos, treinamentos esportivos e especializados, características das pessoas e suas potencialidades, regras e regulamentos do esporte. Participaram do seminário professores e estudantes de educação física, fisioterapia, técnicos de remo e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que procuravam informações sobre a prática do remo adaptado. Este seminário motivou o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e a CBR a assinarem um convênio que garantia, de forma inédita, a participação de atletas do remo adaptável brasileiro nas Paraolimpíadas de Beijing 2008 e em todas as competições mundiais da modalidade, como por exemplo, o Campeonato Mundial de Remo, realizado este ano na Alemanha.

O Paradesporto pode ser praticado por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de todas as idades e gêneros, para promoção da saúde, atingindo o alto nível ou para simples lazer e recreação. As principais modalidades adaptadas ao paradesporto são atletismo, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goaball, futsal, basquete, judô, natação, rugbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro, voleibol sentado, voleibol para surdos.

Mais informações:

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Lincoln Tavares: 11 3113-8778  /  8794

Confederação Brasileira de Remo
Assessoria de Imprensa
Lúcio Mattos: 21 2287-8095  /  7834-9044