Atleta paraolímpica brasileira vai à final no Mundial de Remo Adaptável

Claudia Cícero dos Santos se classifica para a grande final com o 2º melhor tempo. A disputa acontece neste sábado (01/09)

A Seleção Brasileira de Remo Adaptável segue firme no Campeonato Mundial de Remo, que acontece na cidade de Munique, na Alemanha. Na última quarta-feira (28/8), a atleta Claudia Cícero dos Santos (SP) se classificou para a grande final com o segundo melhor tempo na categoria individual “AW1x”. Ela compete com o barco Single Skiff, utilizado por atletas que remam somente com o movimento dos braços. A disputa acontece neste sábado (1/9), às 8h30h, horário de Brasília. Claudia disputará o 1º lugar contra adversários fortíssimos como: Estados Unidos, Ucrânia, Grã-bretanha, Polônia e Belarus. É a primeira vez na história do remo brasileiro que uma atleta chega à Final A de um campeonato mundial.

Outra guarnição que também se classificou para a Final A foi a dos remadores Luca Pagani (SP) e Josiane Lima (SC). Eles obtiveram o 2º melhor tempo na categoria “TA2x” – com o barco Double Scull, utilizado por duas pessoas que, no caso do adaptado, obrigatoriamente tem que ser misto (homem e mulher) e é remado com os movimentos de braço e tronco. Na Final A, o barco brasileiro terá como adversários os Estados Unidos, Itália, Ucrânia, Polônia e Austrália. O Campeonato Mundial de Remo da Alemanha é classificatório para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Beijing 2008.

Os outros dois barcos do Brasil que foram para a Alemanha não se classificaram para a grande final de sábado. O “LTA4+” - barco de quatro remadores - obrigatoriamente misto, que tem os movimentos de braço, tronco e perna, fez hoje (31/08) a final B terminando em 2º lugar na bateria e ficando com o 8º lugar na classificação geral. O remador Moacir Rauber, categoria individual “AM1x” – barco Single Skiff, que ficou em 4º lugar na bateria e em 10º lugar na classificação geral também não se classificou para a final.

A Seleção Brasileira de Remo adaptável é formada por 9 atletas, sendo dois com deficiência visual e 7 com deficiência física. O grande destaque deste evento é o fato das categorias de Remo Adaptável (formadas por atletas com algum tipo de deficiência) serem disputadas simultaneamente com as categorias convencionais (com atletas sem nenhum tipo de deficiência). Vale lembrar que a Seleção Brasileira de Remo Convencional não enviou nenhum representante para esta competição devido ao baixo rendimento obtido nos Jogos Panamericanos - Rio 2007.

A participação da equipe brasileira no Mundial foi possível graças a uma iniciativa da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade (SEPED), em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME), a Confederação Brasileira de Remo (CBR), a Federação Paulista de Remo (FPR), o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e a Federação Internacional de Remo Adaptável (FISA), que realizou em março de 2006, o 1º seminário de Remo Adaptável do Brasil com o tema: “Remar é Possível”.

O seminário motivou o Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Remo a assinarem um convênio que garante, de forma inédita, a participação de atletas brasileiros nas Paraolimpíadas de Beijing 2008 e em todas as competições mundiais da modalidade.

Em janeiro deste ano, as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e de Esportes, Lazer e Recreação, em parceria com o CPB, a CBR, a Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC), a FPR e o Esporte Clube Pinheiros (ECP) promoveram o 1º Workshop Internacional de Remo Adaptável, que teve como objetivo principal formar novos classificadores funcionais no Brasil e classificar os atletas (remadores) habilitando-os a competir em torneios nacionais e internacionais.

O workshop foi ministrado pela FISA, que expôs três temas simultaneamente: Formação de Classificadores Nacionais nas áreas médica e técnica; Clínica de Remo Adaptável para atletas e técnicos e Curso de treinamento e equipamentos para a modalidade de Remo Adaptável.

Mais informações:

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Lincoln Tavares: 11 3113-8778/8794
lincolnsilva@prefeitura.sp.gov.br

Federação Paulista de Remo
Assessoria de Imprensa
Claudia Teodoro / Selma Munhoz
(11) 7110-8412 / 9686-9897
sec.comunic@uol.com.br