Prefeito abre os Jogos Mundiais de Cegos

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, declarou abertos na tarde deste domingo (29) os III Jogos Mundiais de Cegos IBSA Brasil 2007, que é considerado o maior torneio de todos os tempos entre atletas deficientes visuais. As competições serão disputadas nas cidades de São Paulo e São Caetano do Sul. A cerimônia aconteceu no auditório do Anhembi.

“Eu não poderia deixar de estar presente nesta cerimônia para ter a satisfação de transmitir a cada um de vocês que as ações que acontecem hoje na cidade de São Paulo têm o objetivo maior de torná-la a mais inclusiva cidade do Brasil. Essa é uma prioridade”, explicou Kassab.

O prefeito enumerou ações da Prefeitura para a inclusão de pessoas com deficiência, como a reforma de calçadas e a construção de rampas de acesso, a troca e a compra de ônibus acessíveis, a instalação do programa Ler para Crer, que oferece livros em braille e áudio, a capacitação da rede pública desportiva para receber atletas especiais, e a implantação de Telecentros com equipamentos para promover a inclusão digital de deficientes.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo apóia III Jogos Mundiais de Cegos IBSA Brasil 2007 por meio das Secretarias de Governo, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Esportes, Lazer e Recreação, e de Comunicação.

Para participar dos jogos, os atletas passam por uma classificação oftalmológica. A classificação, feita pela equipe médica do torneio, determina qual classe oftalmológica que o atleta pertence (B1, B2 ou B3) e ainda se o atleta realmente é deficiente visual (caso contrário, ele é proibido de participar da competição).

As competições terão início nesta terça-feira (31) e irão até 8 de agosto. Participam dos jogos mais de 1.700 atletas de 64 países, competindo em 7 modalidades: atletismo, futebol B1 (jogadores cegos) e B2/B3 (jogadores com baixa visão), natação, judô, goalball e levantamento de peso.

O goalball assemelha-se ao futebol, apesar de não ser derivado deste esporte. As duas equipes, com pelo menos três jogadores, vendados para disputarem em igualdade de condições, têm o objetivo de arremessar a bola, com as mãos, em direção ao gol adversário. O goleiro é o único atleta a não usar venda. A bola, que pesa aproximadamente um quilo, possui guisos para ser localizada pelos jogadores.

O torneio é um dos maiores eventos esportivos do ano no Estado de São Paulo. Estarão em jogo mais de 120 vagas diretas para as Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, além dos rankings classificatórios de cada modalidade. Todos os jogos têm ingressos gratuitos e acontecem em ginásios que atendem às exigências de competições desta amplitude. Na capital, as disputas serão realizadas no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera; na Universidade Bandeirante, na Zona Norte; e no Hotel Holiday Inn, na Marginal Tietê.

Idealizado pela Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), o Mundial de Cegos já foi realizado na Espanha, em 1998, e no Canadá, em 2003. A edição brasileira é organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC).

A delegação brasileira é a que possui o maior número de participantes, com 156 atletas competindo em todas as modalidades. Alguns dos destaques do torneio são o jogador Ricardo Alves – “Ricardinho”, eleito em 2006 o melhor jogador de futebol do mundo na categoria B1, a atleta Terezinha Guilhermina, atual recordista mundial dos 400 metros rasos, e Antonio Tenório, tricampeão paraolímpico e campeão mundial de judô.

As outras três maiores delegações são da Espanha, com 113 atletas; do Japão, 86 atletas; e da Venezuela, com 66 participantes. Há ainda países como o Cazaquistão, com 3 atletas, competindo no atletismo e natação; Sérvia, com 6 participantes no atletismo; e Hong Kong e Letônia, as menores delegações, com 2 atletas.

A mascote oficial dos jogos é Dorinha, personagem de história em quadrinhos criada pelo desenhista Maurício de Souza. A personagem foi inspirada na força, simpatia e sabedoria de Dorina Nowill, presidente vitalícia da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Também participaram da cerimônia de abertura dos jogos o vice-prefeito de São Caetano do Sul, Walter Figueira Júnior, os secretários municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Renato Correa Baena; de Esportes, Lazer e Recreação, Walter Feldman, e de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, o presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos, David Farias Costa, o presidente da International Blind Sports Federation (IBSA) Michael Barredo, e a vereadora Mara Gabrilli, entre outras autoridades.

Todas as informações sobre os jogos podem ser obtidas no site jogosmundiaisdecegos.com.br .