Prefeitura de São Paulo comemora a inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Relatório do Curso de Capacitação profissional para Pessoas com Deficiência será apresentado nesta terça-feira (24/7), às 9h30, no Edifício Matarazzo, Sede da Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura da Cidade de São Paulo, por meio das Secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) e do Trabalho (SMTrab), em parceria com o Instituto Paradigma e a empresa de telefonia Claro, apresenta nesta terça-feira (24/7), os resultados do 1º Curso de Capacitação Profissional para Pessoas com Deficiência - "Qualidade de Atendimento ao Cliente".

Idealizado pelo Instituto Paradigma e a Claro, o projeto teve início em fevereiro de 2006 e passou a contar com o apoio da Prefeitura de São Paulo a partir da 6ª turma, o que permitiu utilizar o banco de currículos do CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador) e os espaços das Subprefeituras, para ministrar as aulas. Com isso, foi possível melhorar a captação dos alunos e o acesso dos participantes ao curso.

O balanço final desta primeira fase traz resultados muito animadores. Foram 10 turmas com um total de 266 pessoas com deficiência capacitadas. Destas 266 pessoas, 40% já estão trabalhando - a maioria em funções administrativas - segundo pesquisa realizada pelo Instituto Paradigma. Estão confirmadas as presenças do secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Renato Correa Baena; do Trabalho, Geraldo Vinholi, da presidente do Instituto Paradigma,  Luiza Russo, além de ex-alunos do curso.


Programa Inclusão Eficiente

As secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Trabalho firmaram uma parceria visando à inclusão social da população das pessoas com algum tipo de deficiência no mercado de trabalho. Como parte do Programa Inclusão Eficiente, as duas secretarias criaram o primeiro cadastro on-line de pessoas com deficiência nos Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs). O objetivo principal é facilitar a intermediação de vagas dessas pessoas ao mercado de trabalho. O cadastro também serve como base para que as duas secretarias saibam quais e quantas vagas são necessárias na promoção de cursos de capacitação profissional. Os interessados devem comparecer a uma das seis unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT) ou efetuar o cadastro por meio do site: www.prefeitura.sp.gov.br/eficiente.

No período de junho 2005 a junho de 2007, os CAT's colocaram no mercado de trabalho 763 pessoas com deficiência, de um total de 5.518 inscritos no sistema que aguardam a colocação profissional. Estão cadastradas cerca de 1.200 oportunidades de trabalho, sendo que 80% delas não exigem experiência anterior. As vagas estão distribuídas em diversas funções.


Endereços dos Centros de Apoio ao Trabalhador:

- Zona Sul/Interlagos
Avenida Interlagos, 6.122

- Zona Leste/Itaquera
Rua Gregório Ramalho, 12

- Zona Oeste/Lapa
Rua Catão, 312

- Zona Norte/Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1.553

- Zona Sul/Santo Amaro
Rua Barão do Rio Branco, 864

- Zona Central/Liberdade
Rua Galvão Bueno, 782
Horário de atendimento: das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

 

Serviço:

Apresentação Relatório Final do Curso de Capacitação Profissional para Pessoa com Deficiência.
Data: 24 de Julho de 2007.
Horário: 9h30.
Local: Sede da Prefeitura de São Paulo - Edifício Matarazzo.
Endereço: Viaduto do Chá, 15 - 7º Andar.

 

Mais Informações:

Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Prefeitura da Cidade de São Paulo
11 3113-8778  //  8794