Caravana do Esporte estimula a inclusão esportiva na região da Lapa

Basquete, vôlei, futebol, atletismo e tênis. Durante três dias essas atividades serão praticadas por cerca de 900 crianças e adolescentes, de 7 a 14 anos, moradores das regiões da Lapa e Pinheiros, na Zona Oeste

As ações integram o programa Caravana do Esporte, que está em campo pelo terceiro ano consecutivo na atual gestão municipal. Na manhã desta quarta-feira (20), o prefeito Gilberto Kassab visitou o Clube da Cidade da Lapa, onde acompanhou as atividades esportivas das crianças. Neste ano, o projeto social está em sua segunda etapa. A primeira foi realizada em abril, na Cidade Tiradentes, na Zona Leste, e na próxima semana será levado para Capela do Socorro, na Zona Sul. A meta é estender o programa a todas as 31 Subprefeituras de São Paulo.

Criada em 2005, a Caravana do Esporte é um projeto social que leva o esporte como ferramenta de educação, integração e capacitação esportiva às crianças e adolescentes que vivem em regiões da periferia com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O programa é organizado pela emissora de tevê ESPN Brasil, pelo Instituto Esporte e Educação, pelo Fundo das Nações Unidas (Unicef) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes.

As atividades esportivas são acompanhadas por monitores. O programa capacita gestores e professores de Educação Física por meio de oficinas. No fim dos trabalhos, os participantes recebem certificados mediante apresentação de um plano de aula ou de um projeto de gestão baseados no conteúdo apresentado durante o curso.

A Caravana do Esporte conta com a participação de importantes personalidades do mundo esportivo que, com sua experiência e visibilidade, ajudam a atrair mais jovens ao programa. Hoje estiveram presentes as medalhistas olímpicas do vôlei Ana Moser e Ida, além da pivô de basquete Marta Sobral.

O prefeito Gilberto Kassab e o secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, exercitaram alguns toques de vôlei com a garotada. Kassab espera que com esta iniciativa a Prefeitura consiga atrair os jovens das escolas públicas para práticas esportivas nos equipamentos municipais. "Os equipamentos esportivos representam um terceiro lar para as crianças e jovens desenvolverem atividades após os estudos. É fundamental para o futuro delas. No passado não havia esta cultura em São Paulo", explicou.

O prefeito informou que, dentro da programação da Caravana do Esporte nas regiões da Lapa e Pinheiros, haverá um dia com atividades voltadas às pessoas portadoras de necessidades especiais. "É a Prefeitura ampliando o escopo do seu programa e de suas ações", disse.

Feldman destacou que o esporte é uma das prioridades da gestão Kassab. Ele ressaltou que a atividade sempre foi tratada de maneira terciária, sem recurso e sem apoio político e administrativo pelas gestões anteriores. O secretário afirmou que o esporte tem um importante papel de inclusão social junto às crianças e jovens carentes. "O esporte é uma complementação às atividades educacionais. Por isso, a Secretaria vem criando vários programas como este: o Clube-Escola, os Jogos da Cidade e a Virada Esportiva. São programas voltados aos jovens que moram em, sua maioria, na periferia e que podem tornar-se grandes atletas, tendo um futuro promissor", ressaltou.

Presente ao evento, a diretora do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), Paula Gonçalves da Silva, conhecida como Magic Paula, disse que cerca de 600 atletas treinam 11 tipos de modalidades no local. A maior parte dos esportistas vem de regiões carentes da Cidade. Totalmente reequipado e com condições para que os atletas se preparem para disputar um campeonato mundial, o COTP será reinaugurado nesta sexta-feira (22). Ela informou ainda que 80% dos atletas que vão participar dos Jogos Pan-Americanos são da Capital e do Estado. Para tomar conhecimento das vagas disponíveis no Centro Olímpico, o interessado pode ligar para o telefone de atendimento ao público: 5088-6452.

DIA DE INCLUSÃO

Desta vez, o diferencial da Caravana acontece na sexta, dia 22, quando cerca de 100 crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais (PNE’s) participam do evento. A iniciativa é da Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida – SEPED, que levará jovens de 11 a 16 anos cadeirantes e portadores de deficiência visual, auditiva, intelectual, entre outras. “Nosso foco é a inclusão. Daremos sugestões simples e baratas de materiais esportivos, como por exemplo, colocar saco plástico em bolas, para que o deficiente visual possa localizá-las pelo som”, informa Eliana Mutchnik, assessora de esportes de SEPED.

“O grande objetivo da Caravana é o incentivo ao esporte através da inclusão total. Na metodologia aplicada pelos profissionais que fazem parte da caravana, o que importa é a participação de todos, o incentivo à prática de atividades esportivas. É uma semente que é plantada, através do estímulo e da motivação”, afirmou Ana Margarida (Ida), supervisora de esportes da Lapa.