Casa Cor São Paulo 2007 – Projeto inovador alia criatividade, beleza e acessibilidade

A 21ª edição da Casa Cor – que acontece de 29 de maio a 09 de julho - apresenta o tema “Condomínio de Luxo”, em espaço do Joquey Club de São Paulo que, pela segunda vez, sedia a mostra

A Casa Cor São Paulo - maior mostra de decoração e design da América Latina - demonstra nesta edição que a tendência mundial que integra o Desenho Universal (acessível a todas as pessoas) à arquitetura e design de interiores é uma realidade possível e necessária. A parceria da direção da Casa Cor com a SEPED - Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, iniciada na mostra de 2005, visa, além de tornar os ambientes da mostra acessíveis para todos os visitantes, sensibilizar os profissionais envolvidos nesse grande evento da decoração para a necessidade da promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Essa sensibilização tem um efeito multiplicador, já que esses profissionais são referência no mercado.

Desde o início do processo de realização da exposição, arquitetos da SEPED participaram de reuniões com os expositores para difundir o conceito do Desenho Universal e as normas técnicas de acessibilidade. Projetos foram analisados e, durante a montagem, vistorias foram feitas para avaliar o acesso aos ambientes e apontar as adaptações necessárias.

Os 84 arquitetos, paisagistas e designers de interior que compõem o time deste ano tiveram a missão de transformar a 2ª Tribuna do Hipódromo Paulistano em um condomínio composto por estúdios, um apartamento de cobertura, áreas comuns como lounges, praças de convivência, wine-bar, boulangerie, lojas do MAM, da Casa Cor, do Lar Escola São Francisco, livraria, tabacaria, casa de doces, casa do café e do pão de queijo, casa do chocolate, joalherias e jardins.

Como o espaço é composto por diversos níveis, muitas adaptações foram feitas para facilitar o acesso aos ambientes e oferecer o maior conforto possível a todos, como colocação de elevadores, plataformas verticais, inclusive em um dos ambientes, rampas, nivelamento do piso junto às entradas e construção de banheiros acessíveis. Ao todo, são 67 ambientes, distribuídos em 11 mil metros quadrados de área útil e 5.150 mil metros quadrados de área construída, que mostram como a criatividade, beleza e a acessibilidade podem e devem caminhar juntas.

CASA COR SÃO PAULO 2007

Os estúdios, assinados por João Armentano, Robeto Migotto, Ruy Ohtake, Léo Shethman, Fernanda Marques, Dado Castelo Branco, Ieda, Silvio e Carina Korman, serão para famílias com necessidades distintas. Um dos destaques é o apartamento de cobertura, que terá uma vista privilegiada da cidade. O condomínio de luxo traz ainda uma Cozinha Club, projeto do arquiteto Marcelo Rosenbaum que promete ser uma das sensações da mostra, com uma área de 200 metros quadrados. O evento promete ainda outras surpresas, como o projeto Brinquedoteca, assinado pela arquiteta Karina Korn, que é uma proposta totalmente inovadora voltada para o público infantil. O espaço, que tem a missão de introduzir o fantástico mundo do faz-de-conta, é destinado aos pequenos que estiverem na mostra acompanhados dos pais. Além disso, a Casa Cor vai repetir o sucesso do ano anterior e manter o espaço exclusivo para a apresentação de exposições temporárias de renomadas galerias de arte paulistanas. Aliás, o grande sucesso da edição do ano passado, que teve mais de 90 mil visitantes, motivou a organização da Casa Cor a realizar pela segunda vez a mostra no Joquey Club de São Paulo.

SERVIÇO

CASA COR SÃO PAULO 2007
De 29 de maio a 09 de julho
Joquey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1.075, São Paulo
Horário: de terça a domingo, das 12h às 21h, inclusive feriados
Ingressos: R$ 30 (adulto – de terça a sexta) e R$ 35 (adulto – sábado, domingo e feriado)
Maiores de 60 anos e estudantes pagam meia-entrada. Menores de 10 anos não pagam.
www.casacor.com.br


Miriam Boffo
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
Prefeitura de São Paulo
Fone: 55 11 3113-8794

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Miriam Boffo