Direitos das pessoas com deficiência intelectual são debatidos em audiência pública

A audiência também serviu para que fossem colhidas sugestões para aprimorar o Estatuto da Pessoa com Deficiência

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, participou na sexta-feira (20) de uma audiência pública sobre os direitos da pessoa com deficiência intelectual. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de São Paulo e contou com as presenças do vereador Andrea Matarazzo, da deputada federal Mara Gabrilli, além de representantes de entidades, familiares e pessoas com deficiência intelectual.

O encontro foi dividido nos temas educação; trabalho; participação e autonomia; saúde e assistência social; esporte; cultura e lazer; e direitos civis e afetivos.
Entre as principais demandas apresentadas, a necessidade de material didático apropriado em escolas e universidades; postos de saúde de referência para autismo; concursos públicos específicos; e demais projetos de inclusão para a pessoa com deficiência intelectual.

“Nesse espaço é muito mais importante ouvir do que falar. Questões criticas foram colocadas aqui, que também estão sendo discutidas em todo o país, principalmente em relação à educação e à saúde. Precisamos construir um trabalho em conjunto e essa é a hora de acharmos um denominador comum”, comentou Marianne Pinotti.

A audiência também serviu para que fossem colhidas sugestões para aprimorar o Estatuto da Pessoa com Deficiência, projeto de lei do qual Mara Gabrilli é relatora.