São Paulo vai sediar os III Jogos Mundiais de Cegos

Essa é a primeira vez que o Brasil recebe o Mundial, e a cidade de São Paulo, com o apoio da Prefeitura, será um dos grandes anfitriões dessa competição

Este será um ano inesquecível para o esporte brasileiro. Enquanto o Rio de Janeiro está dedicado aos preparativos finais para a realização dos Jogos Panamericanos e Parapanamericanos, o Estado de São Paulo esquenta os tambores para receber, pela primeira vez no Brasil, a maior competição do mundo voltada exclusivamente para atletas cegos ou com baixa visão.

Entre os dias 28 de julho e 8 de agosto, as cidades de São Paulo e São Caetano do Sul vão receber mais de 1.700 atletas vindos de 60 países. Os competidores inscritos vão participar dos jogos em sete modalidades paradesportivas: futebol B1 (para jogadores cegos) e B2 / B3 (para jogadores de baixa visão), goaball, natação, atletismo, judô e powerlifiting. Os III Jogos Mundiais de Cegos IBSA Brasil 2007 são classificatórios para as Paraolimpíadas de Pequim 2008.

Idealizado pela International Blind Sports Federation (IBSA), o mundial de cegos já foi realizado na Espanha, em 1998, e no Canadá, em 2003. A edição brasileira desses jogos está sendo organizada pela Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC) e conta com o apoio total da Prefeitura da Cidade de São Paulo – por meio das secretarias da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Esportes, Lazer e Recreação, e de Comunicação – e da Prefeitura de São Caetano do Sul.

Os ingressos são gratuitos e os jogos serão realizados em ginásios que atendam às exigências de competições desta amplitude. As modalidades em São Paulo serão realizadas no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera; na Universidade Bandeirante, zona norte; e no Hotel Holiday Inn, na Marginal Tietê; as competições em São Caetano do Sul vão acontecer no Centro Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida e em escolas da região.


Voluntários
Como o torneio é o maior do mundo para atletas cegos e com baixa visão, voluntários serão capacitados para trabalhar nos Jogos. Eles vão atuar no credenciamento, no transporte e nos locais de competição. Ao final dos Jogos, os voluntários vão receber certificado de participação. Para quem tiver interesse, a CBDC está recebendo as inscrições até 25 de maio pelo site oficial dos Jogos Mundiais: www.jogosmundiaisdecegos.com.br.


Dorinha – Mascote do Mundial de Cegos
Criada pelo desenhista Maurício de Sousa, a Dorinha – a garotinha cega que se incorporou à Turma da Mônica em novembro de 2004, foi escolhida como mascote oficial dos III Jogos Mundiais de Cegos IBSA Brasil 2007. Com roupagem de atleta, a mascote Dorinha – inspirada na força, simpatia e sabedoria de Dorina Nowill (presidente da Fundação Dorina Nowill para Cegos) foi apresentada ao público no último dia 10 de maio, no Hotel Holiday Inn, em cerimônia que contou a presença do presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos e do Comitê Organizador do Mundial de Cegos, David Farias Costa, do apresentador e radialista Dudu Braga, da Seleção Brasileira de Futebol de 5 (para cegos), do desenhista Maurício de Souza e de Dorina Nowill.

A Dorinha do mundial recebeu adaptações na personagem para que se identificasse com as modalidades que serão disputadas no campeonato. “A Dorinha é uma personagem de força e superação. É também uma garota super antenada, principalmente com a moda. Igualzinha à Dona Dorina”, disse Maurício de Sousa. O desenhista também afirmou que Dorinha está muito feliz por ter sido escolhida a mascote do Mundial de Cegos 2007.

Lincoln Tavares
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped
3113-8778-8794