Dorinha, de Maurício de Sousa, é a mascote do Mundial de Cegos - IBSA Brasil 2007

fonte: CBDC

O lançamento da mascote aconteceu nesta quinta-deira, 10 de maio, em São Paulo. Estiveram presentes o desenhista e criador da personagem, Maurício de Sousa, Dorina Nowil, presidente da fundação que leva seu nome, em quem Maurício de Sousa se inspirou para criar Dorinha; o Presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos e do Comitê Organizador do Mundial de Cegos, David Farias Costa, o apresentador Dudu Braga, a Seleção Brasileira de Futebol de 5 e grande público.

A cerimônia foi um sucesso! “Estamos muito felizes e este é um momento inesquecível”, disse o Presidente da CBDC. Ao ser chamada de “musa inspiradora”, Dorina Nowil disse: “isso é muita generosidade, mas não posso negar que fico muito feliz”. Dorina é Presidente vitalícia da Fundação Dorina Nowil, que há 61 anos trabalha em prol dos cegos, e tem a maior imprensa braille da América Latina. A gráfica produz hoje 30 milhões de páginas em braille por ano.

“A Dorinha é uma personagem de força e superação. É também uma garota super antenada, principalmente com moda. Igualzinha à Dona Dorina”, disse Maurício de Sousa. O criador da bonequinha cega também afirmou que ela está muito feliz por ter sido escolhida para ser a mascote do Mundial de Cegos 2007.


A felicidade contagiante de Dorinha foi notada por todos que participaram do evento. O momento mais animado do lançamento foi a presença de Dorinha e de sua amiga Mônica. As duas chegaram e agitaram todos que estavam no local. Não houve quem não se encantasse com a espontaneidade das duas.

A marca da Turma da Mônica sempre foi essa. Mostrar de uma maneira divertida a vida da criançada como ela é. E como no dia-a-dia de qualquer criança existem crianças com deficiência, foram criados personagens como Dorinha. Maurício criou também o Humberto, um garoto que não fala, e Luca, um cadeirante super alto-astral. Dorinha é uma das mais animadas. Tão animada que afirmou estar preparada para encarar os desafios de todas as modalidades do Mundial de Cegos 2007.

fotos: Lincoln Tavares