Marianne Pinotti representa prefeito em Conferência Internacional sobre avaliações de políticas públicas

Evento é promovido pelo Escritório de Avaliação do Programa das Nações Unida, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome

A secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, representou hoje (30) o prefeito Fernando Haddad na 3ª Conferência Internacional sobre Capacidades Nacionais em Avaliação, evento organizado pelo Escritório de Avaliação do Programa das Nações Unidas, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

Até o dia 02 de outubro, representantes de 65 países dialogarão sobre soluções para desafios ligados à independência, credibilidade e uso de avaliações de políticas públicas. O principal objetivo é discutir as possibilidades de contribuir para futuras cooperações técnicas, com foco na cooperação sul-sul e triangular para o desenvolvimento de capacidades nacionais para avaliação.

“Fazer uma gestão eficiente passa pelo acompanhamento e avaliação de todas as ações. Esse é o desafio não apenas de países em desenvolvimento, como também para a democracia”, disse a secretária Marianne Pinotti durante sua fala.

O diretor do Escritório de Avaliação do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, Indran Naidoo, fez referência a uma pesquisa promovida em diversos países para que a população elegesse quais seriam as prioridades de um governo. Saúde e educação, como previsto, ocupam as duas primeiras posições. A surpresa foi a terceira colocação dos itens mais citados; boa governança, o que para ele é sintomático para a inclusão do tema numa agenda global da ONU.

Para Rebeca Grynspan, sub-secretária geral do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, monitorar e avaliar as políticas públicas enquanto elas são desenvolvidas é fundamental para um feedback ágil o bastante afim de embasar possíveis decisões de mudanças de rumos necessários para atingir os objetivos. “Em 2015 teremos o Ano Internacional da Avaliação, uma excelente oportunidade para aprimorarmos recursos e ferramentas que mensuram o desenvolvimento das ações, além de incentivarmos as iniciativas locais”.

A 3ª Conferência segue até o dia 02 de Outubro no Hotel Transamérica, em São Paulo.