Sambódromo recebeu melhorias para receber pessoas com deficiências

Em vistoria realizada pelo prefeito de São Paulo e pela secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida foram conferidas as melhorias no acesso. O número de lugares dobrou, de 50 para 100, todos com espaço para acompanhantes e em área coberta

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foi conferir neste sábado (27/01) os preparativos para o Carnaval 2007 de São Paulo. Acompanhado pela secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Mara Gabrilli e pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo e também do presidente da SPTuris, Caio de Carvalho, ele vistoriou o Sambódromo, que passa pelos últimos retoques para receber as escolas de samba a partir da sexta-feira de Carnaval.

Enquanto eram realizados os ensaios técnicos das agremiações, o prefeito conferiu as melhorias no acesso e nos lugares destinados às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O número de lugares dobrou, de 50 para 100, todos com espaço para acompanhantes e em área coberta, bem em frente ao recuo da bateria, um dos lugares mais nobres para se acompanhar os desfiles. A Prefeitura trabalha para que, no ano que vem, todos os setores do Sambódromo possuam acessibilidade adequada para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

"Devemos ter este ano, e esta é uma expectativa também das próprias escolas, o melhor Carnaval da história de São Paulo. A Prefeitura e as escolas trabalharam muito próximas, integradas, e estamos todos muito confiantes com a organização, a motivação e a qualidade dos desfiles, que estão praticamente prontos para passar pela avenida", disse o prefeito, depois de ser recebido por presidentes de escolas de samba.

Também neste Carnaval, haverá um corredor de serviço e imprensa, interligando a concentração e a dispersão, além do corredor de serviço que ladeia a marginal Tietê e serve como rota para o translado das vans dos camarotes e para as ambulâncias. As laterais dos setores do pólo serão fechadas para impedir a passagem do público de um setor para outro, garantindo a exclusividade do ingresso, o conforto e a proteção de todos os presentes.

Nesta edição, as credenciais terão chips para controle de acesso aos setores. Catracas nas entradas dos camarotes, depois do corredor de serviço, irão limitar o acesso aos setores através da leitura de códigos de barras. Câmeras serão instaladas nos corredores de acesso ao público e na área externa dos setores. A área de imprensa volta a funcionar no setor H.

A estimativa de público para 2007 é de 120 mil pessoas. Deste total, 30 mil são esperadas em cada um dos dois dias de desfiles do Grupo Especial, outros 30 mil nos desfiles de Grupo de Acesso e desfiles das escolas e blocos da Uesp, além de 30 mil no desfile das Campeãs.

Este ano, a Prefeitura está priorizando as escolas de samba e as comunidades na divisão da verba municipal, de forma a realizar um carnaval mais "social", além de uma festa ainda melhor e mais esplendorosa. A verba pública municipal destinada ao Carnaval 2007 é de aproximadamente R$ 17,5 milhões, R$ 1 milhão a mais do que no ano anterior. O restante da viabilização financeira foi feito por meio de investimentos privados.