No aniversário, São Paulo ganha 435 novos ônibus, sendo 302 acessíveis

Do total, 302 coletivos, ou 69% dos novos ônibus, são acessíveis a pessoas com deficiência. Foram fabricados com piso baixo central (low center) e com outras tecnologias de acessibilidade, como entrada em nível baixo (low entry) ou elevador para cadeirantes

Nesta quinta-feira (25), aniversário da Cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab participou da entrega oficial de 435 novos ônibus à população paulistana. O lote de veículos novos se incorpora ao sistema de transporte coletivo do Município e faz parte da renovação da frota da Cidade.

O evento foi realizado na Estação Mercado, do Expresso Tiradentes, no Centro da cidade. Mais de 400 ônibus formaram duas filas que, somadas, se estendiam por mais de seis quilômetros. O prefeito foi acompanhado pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes, e pelo secretário municipal de Transportes, Frederico Bussinger, entre outras autoridades.

"Temos um compromisso com a cidade: até o final dessa gestão não haverá mais nenhum ônibus com mais de dez anos circulando em São Paulo. Toda a frota será renovada", afirmou Kassab. O prefeito conheceu o Centro de Controle Operacional da estação, que está em fase final de implantação e será entregue junto com os dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes. Em seguida, sentou-se ao volante de um dos novos ônibus, um modelo biarticulado, onde recebeu explicações de um dos motoristas sobre seu funcionamento e modo de operação. Exclusivo para uso em corredores, possui câmbio automático, 27 metros de extensão e transporta até 169 passageiros.

Os novos veículos vão dar mais conforto e segurança aos passageiros de sete áreas da Cidade. Do total, 302 coletivos, ou 69% dos novos ônibus, são acessíveis a pessoas com deficiência. Foram fabricados com piso baixo central (low center) e com outras tecnologias de acessibilidade, como entrada em nível baixo (low entry) ou com elevador para cadeirantes.


Veículo tipo Padron com piso baixo central: mais acessível
(Foto: Mário Batista)

Confira os modelos dos 435 novos veículos:

Articulado - 14 unidades

Pode medir no máximo 18,15m. A transmissão é obrigatoriamente automática e a suspensão é pneumática integral. Transporta 116 passageiros e pode ter três portas à direita e outras duas à esquerda. Pode também receber elevador para cadeira de rodas nas portas à direita.

Articulado piso baixo dianteiro - 30 unidades

Modelo semelhante ao articulado, porém com o piso interno rebaixado. Possui portas à esquerda e à direita. O acesso nas portas de entrada é realizado por rampas, o que aproxima bastante o nível do coletivo com a altura das paradas, minimizando o esforço dos passageiros. Pode transportar cerca de 125 passageiros e mede 18,15m de comprimento.

Básico - 60 unidades

Possui comprimento de até 12,5m. O motor pode ser traseiro ou central e a transmissão é mecânica. A lotação mínima é de 70 passageiros e possui duas ou quatro portas. Permite a instalação de elevador para cadeira de rodas e área para acomodação de cadeira de rodas e cão-guia. Excepcionalmente, em decorrência de aspectos técnico-operacionais e, ainda, pelas irregularidades dos perfis viários, pode possuir motor dianteiro.

Biarticulado - 30 unidades

As características técnicas são originadas do articulado. Tem comprimento de 27 metros, com transmissão automática e suspensão pneumática integral. A capacidade de passageiros é de 169 pessoas sentadas e em pé e pode ter quatro portas de cada lado. O coletivo pode receber elevador nas portas de entrada. A exemplo do ônibus articulado, é exclusivamente para uso em corredores.

Padron - 38 unidades

Pode ter comprimento entre 12m e 15m. A transmissão pode ser automática e o motor traseiro ou central. Possui um terceiro eixo direcional no modelo de 15m. Com este comprimento, pode transportar 94 passageiros. O número cai para 84 se for o chassi mais curto. Apresenta a terceira porta à direita. Para corredores pode ter cinco portas. Também permite instalação de elevador nas portas à direita.

Padron piso baixo central - 261 unidades

As características técnicas são originadas do Padron, porém, nessa configuração o rebaixamento do piso interno ocorre apenas na parte central do veículo (entre-eixos). Esses ônibus possuem portas em ambos os lados da carroceria e rampas de acesso nas portas de embarque. Podem oferecer duas áreas reservadas para cadeira de rodas e cão-guia.

Padron piso baixo dianteiro - 2 unidades

Os detalhes técnicos são semelhantes aos do Padron. A diferença está no rebaixamento do piso interno. O motor é obrigatoriamente traseiro. São cerca de 100 passageiros por veículo, duas portas do lado esquerdo e a presença de rampa nas portas de entrada para facilitar o acesso de pessoas com deficiência em cadeira de rodas. Possui uma área reservada para acomodação do cadeirante ou do cão-guia que acompanha o deficiente visual.

O investimento realizado para a aquisição dos novos ônibus é de R$ 143 milhões, pagos pelas empresas concessionárias. Nos novos coletivos, a oferta de lugares (capacidade de passageiros) cresceu 20% em relação aos veículos que foram substituídos.

O ingresso desse lote no transporte urbano obedece a um cronograma de renovação da frota. O compromisso foi firmado em março de 2006 entre a Prefeitura e as empresas concessionárias, com a finalidade de retirar de circulação os veículos com mais de 10 anos de uso. O termo prevê, no total, 3.318 substituições - 689 em 2006, 1.232 até dezembro deste ano, e o restante até dezembro de 2008.

Desde que o termo de compromisso foi assinado, a cidade recebeu 1.370 ônibus e microônibus, patamar que superou de longe a meta estabelecida pelo termo de compromisso somente para o ano passado.

Da frota de 15 mil ônibus da cidade, os veículos acessíveis, agora, totalizam 1.287 unidades. Quando a atual gestão assumiu, em janeiro de 2005, eles eram pouco mais de 200. O total de veículos acessíveis passou a ser maior do que a quantidade de linhas - 980 em toda a cidade - número superior à exigência contratual que prevê um ônibus acessível por linha.

Mais informações pelo telefone 3120-9901 / 02, na Secretaria Municipal de Transportes.