Expresso Tiradentes inicia testes operacionais

Com 31,8 km de extensão, o novo corredor exclusivo de transporte público terá acessibilidade total, com rampas, elevadores e travessias exclusivas para pedestres em todas as estações

O Expresso Tiradentes, corredor de transporte público de última geração esperado há quase uma década para interligar o Centro à Zona Leste da cidade, já é uma realidade. Nesta segunda-feira (09) começaram os testes operacionais da primeira fase do sistema, que liga a Estação Mercado, no Parque Dom Pedro II, ao Terminal Sacomã, na Zona Sul. Depois de pronto, com quase 32 quilômetros de extensão, vai reduzir pela metade o tempo de viagem entre a região central e Cidade Tiradentes, que passará a ser percorrido em apenas 1h10. Um conforto para mais de 1,5 milhão de paulistanos, de dezenas de bairros de São Paulo.

“Temos satisfação de iniciar a fase operacional do Expresso Tiradentes. A área de Transportes foi prioridade desde o primeiro momento desta gestão", afirmou o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Hoje nós fazemos a transição do sonho para a realidade. É uma obra que vai beneficiar milhões de pessoas, e que até o final de 2008 vai estar totalmente em operação”.

Conhecido primeiramente como Fura-Fila e iniciado em 1997 para ser posteriormente abandonado, o Expresso Tiradentes teve o projeto remodelado pela Secretaria Municipal de Transportes. A extensão do percurso passou de 8 para 32 quilômetros. Em todo o trajeto, vai haver tratamento urbano e paisagístico, com o plantio de árvores, calçadas modernas e canteiros.

Nesta primeira fase, vão entrar em operação 8 quilômetros dos dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes, da Estação Terminal Mercado até o Terminal Sacomã. São 5 quilômetros de via elevada e 3 no nível do Rio Tamanduateí, que serão abertos ao público em janeiro de 2007. Neste trecho, o sistema se interligará com a Linha 3 do Metrô na Estação Pedro II, e com a linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no Ipiranga.

Todo o trecho já foi concluído, e deverá receber iluminação, carenagem (estrutura metálica de proteção), monitoramento e sinalização. Terá paradas nas estações Pedro II, Ana Néri, Clube Atlético Ypiranga e Rua do Grito. Quando estiver em operação, vão circular diariamente pelo trecho 25 mil pessoas, sendo 2 mil passageiros nos horários de pico. Das 10 estações previstas, 6 estão entrando em fase de teste. Todas possuem acesso por elevadores e escadas rolantes.

Os ônibus que circularão pelo corredor também estão em fase experimental. São veículos híbridos (funcionam com motor de tração elétrica, associado a um alimentador de baterias à diesel), que são menos poluentes, e modelos movidos à gás, ou articulados à diesel. Os veículos simples têm capacidade para 65 passageiros, sendo 31 sentados e 35 em pé. Os articulados têm capacidade para 105 usuários. Na via superior, os ônibus trafegam em velocidade média de 30 km/h, e na pista em nível, entre 20 e 40 km/h. Nas ruas, a velocidade média dos ônibus é de 13 km/h.

Em todo o corredor, haverá monitoramento do fluxo dos veículos por câmeras. Isso facilitará o acesso de serviços de assistência e dará segurança do sistema. A partir de novembro, serão programadas visitas controladas, para que estudantes e entidades de bairro possam conhecer o novo sistema de transporte.


Quando estiver pronto, o Expresso Tiradentes deverá atender cerca de 350 mil passageiros por dia. São moradores das regiões de Cidade Tiradentes, Itaquera, José Bonifácio, São Mateus, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, São Lucas, Vila Prudente, Água Rasa, Mooca, Sé, Cambuci, Ipiranga, Cursino e Sacomã. O sistema terá 44 estações, 6 terminais e fará 50 paradas.

Estações, interligações e bairros
O Expresso Tiradentes começa no Terminal Mercado, que fica em trecho em nível na avenida do Estado, junto ao Rio Tamanduateí. É ligado por intermédio de passarelas ao Terminal D. Pedro II, e com acesso às ruas General Carneiro e do Gasômetro. A estação é elevada e o acesso à plataforma, no térreo, é feito por meio de escadas rolantes.

Na parte elevada, estão as estações Alberto Lion, Cipriano Barata, Clube Atlético Ypiranga, Ipiranga CPTM, General Lecor e Rua do Grito. As plataformas ficam do lado direito da pista e as estações contam com bilheterias, sanitários e controle operacional.

Segue em nível no trecho do tampão do Tamanduateí por 3 quilômetros, para voltar à via elevada, por 5 quilômetros, até o Terminal Sacomã. A ligação com a avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello é feita por alça elevada, com cerca de um quilômetro. Até Cidade Tiradentes serão 29 paradas, 4 terminais e 8 estações em nível.

Estação Terminal Sacomã (av. Juntas Provisórias) - vai atender os bairros da região Sudeste da cidade e Grande ABCD. Integra linhas que se destinam ao Centro e Terminal Penha, na Zona Leste. Vai interligar também a futura estação Sacomã da linha 2 do Metrô.

Estação Terminal Vila Prudente (av. Luís Ignácio de Anhaia Melo) - vai atender 6 bairros da Zona Leste e será também uma Estação de Transferência para as linhas estruturais do corredor e para uma futura integração intermodal com a Linha 2 do Metrô.

Estação Terminal Sapopemba (av. Sapopemba) - vai atender os bairros Jardim São Roberto, Jardim Elba e Fazenda da Juta, além dos conjuntos habitacionais Teotônio Vilela, Mascarenhas de Moraes, Lar Nacional, Jardim Sapopemba e Jardim Tietê.

Terminal São Mateus (av. Sapopemba/ av. Ragueb Chohfi) - fará integração com o corredor Metropolitano do ABC e atenderá 7 bairros da Zona Leste.

Terminal Cidade Tiradentes (Estrada Iguatemi) - atenderá vários conjuntos populacionais e o extremo da Zona Leste da cidade.

Participaram do teste operacional do Expresso Tiradentes os secretários municipais Aloysio Nunes Ferreira Filho (Governo), Frederico Bussinger (Transportes), Andrea Matarazzo (Coordenação das Subprefeituras), Antonio Arnaldo (Infra-Estrutura Urbana e Obras), Francisco Vidal Luna (Planejamento Urbano), Renato Baena (adjunto Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Stela Goldenstein (adjunta Governo), os subprefeitos Plínio Xavier (Ipiranga), Arthur Xavier (Cidade Tiradentes), Nelson Evangelista (Vila Prudente/Sapopemba), o presidente da CET, Roberto Scaringella, o Cel. PM. Alberto Silveira Rodrigues, coordenador de Segurança Urbana da Prefeitura, Ulrich Hoffman, presidente da SP Trans, entre outras autoridades.