Toda criança tem vez no Este mundo é meu!

Secretaria Municipal de Cultura

Entre os dias 6 e 15 de outubro, mês da criança, o Centro Cultural São Paulo abre seus espaços para receber uma agenda repleta de atividades dedicadas ao público infanto-juvenil. É o projeto Este mundo é meu! que chega a sua quinta edição. O evento promove ações que envolvem educação e cultura, além da inclusão social. A programação é desenvolvida por instituições, escolas e equipamentos públicos que envolvam crianças, adolescentes e jovens, de diferentes classes sociais, em diversas expressões artísticas. O tema deste ano é Integração.

A abertura aconteceu nesta sexta-feira (6), às 14h, comandada pelas mestras de cerimônia Mafalda Mafalda e Spirulina, personagens clownescas representadas pelas atrizes Silvia Leblon e Andréa Macera, que homenageiam as crianças do mundo. Também foi apresentado o show musical "No tom da amizade" com artistas da Biblioteca Braille. O cantor Carlos Navas interpretou composições infantis de Vinicius de Moraes gravadas no CD Arca de Noé.

Entre as atrações, que se estenderão por quase duas semanas, poderão ser vistos os cinco filmes que integram a Sessão Bala de Goma: A era do gelo 2, ET – o extraterrestre, FormiguinhaZ, Shrek e Harry Potter e a câmara secreta.

No dia 12, Dia das Crianças, a Gibiteca Henfil oferece um workshop especial, às 10h30, com o quadrinista Marcos Venceslau, em homenagem ao centenário de Mário Quintana. O objetivo é resgatar a literatura brasileira e transmiti-la às crianças e adolescentes, despertando o interesse por poesia, contos e histórias por meio da produção de histórias em quadrinhos. No mesmo dia, às 18h, a Escola Municipal de Bailado apresenta o balé Pulcinella, de Igor Stravinsky, baseado em temas de Pergolesi.

Um labirinto chamado Estação sensorial, idealizado pelo Pipa (Projeto de Inclusão pela Arte da Apae), foi montado no Piso Flávio de Carvalho. No seu interior, as crianças poderão sentir diversas sensações físicas através do tato. O projeto tem a parceria da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Seped) que, pelo projeto Arte Inclui, busca integrar a pessoa com deficiência por meio da arte.

Para saber todas as atividades, que incluem cinema, música, dança, teatro, oficinas, circo e performances, somando aproximadamente 30 atrações, acesse o site www.centrocultural.sp.gov.br. A programação é gratuita. Quando houver necessidade de retirada de ingressos, a distribuição será feita uma hora antes nas bilheterias. Escolas ou instituições devem agendar visitas no Núcleo de Ação Educativa pelo telefone 3383-3436.

Serviço: Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso. Tel.: 3383-3400. Grátis