Semana das crianças tem programação cultural inclusiva

A Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, por meio do Arte Inclui, um programa que promove a formação e estimula a participação e inclusão de pessoas com ou sem deficiência por meio da arte, já integrou mais de 7.000 pessoas com ou sem deficiência.

Desde o ano passado, as comemorações do mês da criança abrangem um público mais do que especial: as crianças com deficiência da nossa cidade. A Secretaria da Pessoa com Deficiência, com o apoio de diversos parceiros, promove durante o mês de outubro uma série de atividades culturais inclusivas em São Paulo. Este ano, o programa Arte Inclui realiza visitas monitoradas ao Museu de Numismática, que conta a história das moedas, e às exposições de arte contemporânea temporárias do Instituto Itaú Cultural, às exposições do Centro Cultural Banco do Brasil e ao acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Para participar, os interessados devem fazer uma pré-inscrição pelo e-mail arte_inclui@yahoo.com.br e colocar no texto as seguintes informações: o nome da instituição; o número de participantes; nome do responsável pelo grupo; se há ou não cadeirantes e quantos; data e horário de interesse; e telefone de contato e nome do responsável para confirmação do agendamento. Assim que a Secretaria da Pessoa com Deficiência receber a mensagem, entrará em contato para confirmar a visita ou oferecer outra data disponível.

Apresentação Geral das atividades:

Exposição com história das Moedas no Museu de Numismática do Itaú Cultural.

Museu de Numismática: História das moedas da Instituição Itaú Cultural (que oferece aos participantes: transporte (ida e volta); e visita com educador na exposição).
Endereço: Av. Paulista, 149. www.itaucultural.com.br

Coleção de moedas, medalhas e condecorações.

Os visitantes de um grupo agendado percorrem os 500 anos da história do Brasil em roteiros de 40 minutos, os quais podem ser abreviados para até 30 ou ampliados para até 100 minutos, conforme o detalhamento desejado pelo grupo de participantes.

Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo com atendimento especializado do Programa Educativo para Públicos Especiais.

A Pinacoteca do Estado de São Paulo oferece: visita com educador na exposição. Endereço: Praça da Luz, 2.

O acervo permanente da Pinacoteca engloba basicamente duas grandes escolas: a arte paulista acadêmica do final do século XIX e representantes do modernismo brasileiro. Apesar disso, a grande vocação da instituição revelou-se nas exposições internacionais que ela tem patrocinado. Alguns exemplos de sucesso foram a mostra de esculturas de Rodin (1998), uma retrospectiva da arte moderna espanhola (2001), entre outras.

O Programa Educativo para Públicos Especiais (PEPE), apoiado pela Visa do Brasil, é uma ação educativa dirigida aos grupos especiais, composto por pessoas com limitações sensoriais, físicas ou mentais, como também grupos inclusivos, que integram pessoas com e sem essas limitações.

Sobre o Arte Inclui

Por esse projeto já foram feitas parcerias com diversos órgãos municipais, estaduais, federais e iniciativa privada envolvendo quase 20 instituições, 200 profissionais e um público de mais de 7.000 pessoas. O principal objetivo é sensibilizar todas as pessoas para o tema deficiência e também incluir as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no cotidiano da cidade. Por meio desse programa, a Secretaria ajudou a fazer arte na rua no Domingo de Lazer na Sumaré; a ampliar a vivência de deficientes visuais por meio da ópera Joanna de Flandres; a elevar o conhecimento cultural de várias crianças pelo Cena Aberta, espetáculo oferecido gratuitamente a alunos no Theatro Municipal de São Paulo; a deflagrar as necessidades dos deficientes pelo Acesso Livre, uma série de atividades que aconteceram na Galeria Olido. Entre muitos mais. Todos esses resultados, que dependem e necessitam da participação das pessoas com deficiência, fazem do trabalho desta Secretaria um meio multiplicador de necessidades e de metas a serem cumpridas.

Também há cursos de formação de profissionais com deficiência para atuação no mercado cultural, bem como a formação dos demais profissionais para saberem como receber uma pessoa com deficiência.

Divulgação:

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Prefeitura de São Paulo

Jorn. Resp.: Claudia Carletto (11 3113-8794/8793 // 8385-3443)